Conta-se (ou cantava-se) nos meios académicos, pelo menos de Lisboa e Coimbra, uma historinha, mais ou menos "anedotificada", mas que retratava uma situação real passada numa aula de uma das várias "Matemáticas" pelo qual passaram os que andaram pelo Técnico ou pela Faculdade de Ciências de Lisboa nos idos de 60 do século XX (t'ou mesmo velho...!).
A coisa aconteceu com um professor de Matemática, conhecido e excelente cientista (está fora de dúvida), mas um tanto bronco no que tocava a sua vaidade pessoal, e rezava da seguinte forma:
- Meus senhores, no Congresso do último fim de semana só sábios eramos 14 !
Com toda esta modéstia é de prever que outras broncas sairiam de vez em quando, e saiam mesmo. Mas foi um excelente "prof" a quem muita gente da minha geração deve muito, do muito pouco que sabe.
Isto a propósito do vídeo/musiquinha de hoje, estilo "palavras cruzadas pensantes" para o fim de semana.
É que esta coisa de ponderar sobre o que se sabe ou não sabe, muitas vezes complica-se e damos connosco a pensar se de facto sabemos alguma coisa e que coisa é essa do saber.
Assim a modos como as "certezas" ácerca das quais eu sempre gosto de reproduzir um diálogo:
- Toda a gente que tem a certeza absoluta do que diz é estúpido...
- Tens a certeza ?
- Absoluta !
À hora a que habitualmente alinhavo estes pequenos introitos aos vídeos com que vou preenchendo as 6ªs feiras já não tenho paciência para dissertar sobre a relatividade do saber e do conhecimento, tanto mais que cada vez com maior frequência as “sardinhas assadas com pimentos” que ontem eram um veneno para tudo, hoje são um bálsamo para uma quantidade de maleitas perigosíssimas… !
O que significa que quanto mais certo estou de alguma coisa, mais perto estarei de um qualquer génio-novo vir provar que o quadrado é redondo e o círculo tem, nada menos do que quatro lados em bico concavo cruzados com semi-retas elíticas…
E quando um génio-novo diz… é porque é verdade, seja lá o que fôr !
Até aparecer o próximo génio-novo.
Portanto aqui Vos deixo um muito ligeiro alerta para as vossas convicções inabaláveis, tanto mais que a fixação das ideias está cada vez mais em risco.
E como diria o Rui, "G's" há muitos (!) e todos "G's".
Como sempre, desejo-vos a todos, a todos mesmo, um bom fim de semana cheio de boas e verdadeiras certezas.
Abraços.
JPSetúbal
Lindo. Mas eu sei que você sabe e muito...
ResponderEliminarÉ certo, a «verdade» tem muito que se lhe diga.
ResponderEliminarMas a minha casa, cujo projecto foi desenhado por um engenheiro, ainda não desabou.
O meu carro, há anos que continua a levar-me onde quero, tirando algum percalço ocasional.
O meu computador continua a computar.
Quero eu dizer que o mundo é objectivo. E o nosso conhecimento das suas leis vai aumentando (não obstante algumas piruetas de quando em vez).
Como diria o Rui, Gs há muitos mas a evolução do conhecimento é um facto.
Abraço e bom fim-de-semana.
Boas...
ResponderEliminarAfinal quem pode dizer que tudo sabe!?
Ninguém!
abr...prof...