22 julho 2007

Um dia fui Veneravel Mestre da Mestre Affonso Domingues - 2

Continuo hoje a publicação do texto sobre o meu Veneralato.

Sábado 7 de Dezembro de 1996.

Nessa madrugada (noite de sexta para sábado) pelas 3h um grupo de membros da Grande Loja, comandados pelos meus interlocutores da chamada de Novembro espera o fim de uma sessão de uma Loja e tomam de assalto a Sede ocupando-a. Decretam o impedimento do Grão Mestre por Insanidade maçónica (ainda hoje não consegui perceber o que isto queria dizer!), constituem uma “ Junta de salvação maçónica” e convocam um Soberano Colégio de Oficiais para 2ª feira à noite. Estranhamente a convocatório, feita por telefone, foi selectiva.

Até segunda (9 de Dezembro) foi um frenesim. Não tendo sido convocado para o Soberano Colégio de Oficiais, reuni em minha casa à mesma hora do dito Colégio, os oficiais da Loja, com excepção do Tesoureiro que estava em Cascais a assistir ao Colégio, para poder ouvir os meus pares e poder decidir.

Antes de mais impunha-se saber se no sábado seguinte, dia 14, haveria ou não reunião da Loja Mestre Affonso Domingues. Se sim, onde e como, se não, por que razão. E durante essa noite a sessão esteve montada, um de nós arranja a sala, outro comprava uns malhetes, eu tinha cópias dos quadros de Loja, enfim tudo era possível.

Até que começámos a receber informações de Cascais e das decisões que lá se tomavam. Simultaneamente chegavam informações de Lisboa. Nessa altura a gravidade da situação não era mais escamoteavel, se é que alguma vez o tinha sido.

Com o acordo de todos decidi adiar sine dia a reunião de 14/12, tendo escrito (manuscrito) uma carta aos Irmãos, que o Irmão Secretário depois montou em papel da Loja e enviou por correio azul, explicando essa decisão.

Esta decisão veio a verificar-se como de grande importância no futuro.

Os dias até ao Natal / Ano Novo sucederam-se com contactos telefonemas, reuniões, decretos emitidos por Cascais (Sino) e emitidos por Lisboa (GLRP/GLLP). Estes decretos, emitidos a uma velocidade vertiginosa, expulsavam pessoas, suspendiam-nas, renomeavam-nas para cargos, etc.

Foi por estas alturas que tomei a decisão de não decidir naquele momento. As partes queriam uma decisão rápida do Venerável Mestre da Mestre Affonso Domingues, pois queriam alinhar Lojas nas suas fileiras, e se possível Lojas de referencia com gente de referencia.
Esta decisão foi apenas institucional, uma vez que a minha posição pessoal estava definida desde o primeiro momento.

As informações sucediam-se, a Loja A alinhou em Cascais, a B em Lisboa, a C partiu-se ao meio, a D abateu colunas, etc.

Fui chamado para inúmeras conversas privadas, por gente das duas partes, onde ouvi todo o género de argumentos pró e contra cada uma das partes, mas sobretudo o realçar da importância de uma Loja como a Mestre Affonso Domingues.

Importa aqui informar o estimado leitor que na altura eu tinha 5 anos de Maçonaria e 32 anos de idade.

Este facto pesou muito nas tentativas de me “chamar à razão”, a pressão em cima do “puto” vai fazê-lo ceder terá sido seguramente uma das coisas que aflorou muitas mentes. Lastimo os que pensaram assim, pois só mostraram como não conheciam o Venerável que tinham escolhido os que à Loja pertenciam e que não me conheciam como pessoa os demais.

Depois de muito matutar decidi sobre a forma de decisão da Loja quanto ao caminho a seguir. Convoquei uma reunião formal, mas não ritual da Loja que funcionaria nos seguintes termos:

- Todos os membros da Loja, constantes da lista de obreiros em 6/12/1996, seriam convocados.
- Cada presente, independentemente do seu grau, tinha direito a 1 voto, podendo haver votos por delegação no máximo de 1 delegação.
- Não seriam admitidos insultos, sob pena de ser retirada a palavra.
- Cada intervenção teria no máximo 3 minutos, excepto as intervenções de fundo a serem proferidas por “representantes das partes”.
- Seria concedido o direito de resposta, desde que não solicitado abusivamente.
- Não havia limite de intervenções por orador
- As votações seriam de braço no ar e a decisão por maioria simples.
- Com excepção de mim que dirigiria a sessão nenhum outro oficial da Loja tinha especial prerrogativa.

Reservei então uma sala no Hotel Plaza em Lisboa, solicitando que as mesas fossem dispostas em U com uma mesa de presidência. E preparei detalhada explicação sobre a forma de funcionamento da reunião.

Sábado 19 de Janeiro de 1997.

Sala cheia no hotel. Ambiente tenso de cortar à faca. A Loja com um sentimento de Loja fortíssimo, mas com lealdades pessoais e caminhos pessoais muito fracturantes.
A grande confiança, entre os membros, que tinha sido o alicerce da Loja tinha evoluído para uma grande desconfiança. Havia inclusivamente alguns rancores latentes.

Lembro-me que as facções se sentaram em lados separados da Mesa. Terá sido mais ou menos uma coincidência !

Também instrui alguns Irmãos da minha confiança (J.P.G, Rui Bandeira) a tomarem lugar em sítio onde eu pudesse comunicar facilmente com eles com uma troca de olhares.

Tudo pronto.

A primeira questão levantada foi a da legitimidade de fulano e cicrano estarem sentados ali.

A resposta mil vezes ensaiada saiu pronta.

Comecei com “ Meus senhores” e não com “ Meus Irmãos” para marcar claramente a diferença do contexto.

Expliquei então qual a questão técnica que me permitia ter ali toda a gente, questão essa, que assentava nos seguintes pressupostos:

Não tendo havido qualquer sessão ritual da Loja desde fim de Novembro, a Loja e logo eu enquanto Venerável Mestre não havia tomado conhecimento oficial dos Decretos emanados pelos Grão-Mestres. Consequentemente não havia sido possível aplicar o disposto nos mesmos. O que queria dizer que não havia conhecimento de expulsões, e outras sanções.

Aquela era uma sessão não ritual e logo nada obstava a que todos pudessem estar ali sentados
O terceiro pressuposto foi que quem mandava era eu e que aquela tinha sido a minha decisão e o convite/convocatória havia sido redigido, assinado e mandado por mim e que logo a responsabilidade era integralmente minha.

Posto isto iniciou-se uma maratona de mais de 4 horas de discussão, que tendo tido momentos de grande tensão decorreu na generalidade com decoro e educação.

Deram entrada 2 Moções.

A primeira elaborada por Rui Bandeira (na altura Orador da Loja e hoje Ex-Venerável), extensa completa e estruturada, que visava a decisão imediata do caminho a seguir pela Loja.

A Segunda subscrita por Ilídio P. C., Ex. Venerável que solicitava que a Loja envidasse um último esforço para re-aproximar as partes desavindas.

Percebendo que se a primeira moção fosse votada, a segunda seria prejudicada decidi inverter a ordem de votação. Tomei esta decisão imbuído um pouco do espírito Quixotesco da paz e se isso fosse possível do papel fulcral que a Loja teria para a Historia da Maçonaria em Portugal.

A proposta foi aprovada por maioria, e ficou determinado que haveria nova reunião daí a 2 semanas para avaliação dos esforços, sendo que se fossem infrutíferos passaríamos a votação da proposta que havia entrado em primeiro lugar.

Encerrei a reunião, esgotado e cheio de febre. Fui para casa dormir e devo ter acordado umas 15 horas depois.

Nas duas semanas seguintes desmultipliquei-me em contactos. Bem, na verdade foram os primeiros dias suficientes para perceber que não havia qualquer hipótese de conciliação.

Informo então todos os membros da Loja que a continuação da reunião ocorrerá na data definida, mas no bar do Clube dos Empresários em Lisboa, que para o efeito foi transformado em plateia.

O ambiente era muito pesado. Todos sabíamos que era chegado o momento mais penoso.

Dei conta do falhanço e voltei a explicar as regras do jogo. Abri a plateia para mais intervenções e houve lugar a mais uma série delas que totalizaram mais umas 3 horas de reunião.

Não era possível não deixar as pessoas falar, era necessário que cada um dissesse o que lhe ia na alma para que nada ficasse por dizer e o caminho a seguir começasse da melhor maneira.

Entrámos então no debate de como iríamos votar a moção apresentada e a única em cima da mesa. Foi decidido depois de alguma discussão que a votação seria ponto a ponto e não a integralidade da moção.
Iniciei o processo e todos os pontos foram sendo votados por Unanimidade. Nestes pontos cada um assumia o compromisso que dentro das regras e dos regulamentos, faria o possível por reintegrar na Loja Irmãos que tendo seguido caminho diverso do da Loja a ela desejassem voltar.

Um outro compromisso era o de que a Loja Mestre Affonso Domingues era UMA e UMA SÓ e que os Irmãos que seguissem caminho diverso da Loja se comprometiam a não permitir que existissem Lojas com o mesmo nome distintivo.

E por aí a fora.

Chegados à votação do ultimo ponto no qual se propunha que a Loja reunisse dentro da legalidade e debaixo do Estandarte da GLRP, reconhecendo como Grão Mestre o Irmão Luís Nandim de Carvalho, legitimamente eleito.

Aqui interrompi os trabalhos e anunciei a minha posição e decisão.

Informei todos os membros da Loja que independentemente do resultado da votação que se seguia, fosse ele a minha opção ou não, convocaria uma Sessão Ritual de Loja com a seguinte ordem de trabalhos:

“Eleição de novo Venerável Mestre “

Expliquei que o fazia porque o poder numa Loja não pode cair num vazio e que portanto tendo-o recebido iria entregá-lo, e que alem do mais eu tinha sido eleito por todos os obreiros e não poderia ser o Venerável de apenas alguns. Estas explicações não convenceram uma grande parte dos Irmãos, mas também não me questionaram.

Isto permitia-me resolver o problema se o caminho da Loja fosse diverso do meu, obrigava-me a cumprir a palavra se o caminho fosse o meu.

Voltando a votação o resultado foi que a maioria dos presentes foi favorável à proposta e consequentemente a Loja Mestre Affonso Domingues seguiu o seu percurso na que se passou a denominar Grande Loja Legal de Portugal / GLRP.

Os minutos seguintes foram dos mais complicados da história da Loja. Quase 40 Homens adultos nos braços uns do outros – não importava que caminho tinham votado – chorando.

No meio dessa demonstração de sentimentos, um dos meus maiores críticos, homem que dificilmente mostrava os seus sentimentos e que no inicio do meu Veneralato havia lançado inúmeras duvidas sobre o meu desempenho, disse-me ao ouvido que tinha tido orgulho em me ter como Venerável.

Foi o maior elogio que ouvi até hoje na Maçonaria e foi também a maior demonstração de espírito maçónico que presenciei.

Não me lembro o que fiz a seguir. Acho que nesse dia o meu cérebro ficou vazio. Pela primeira vez a Loja Mestre Affonso Domingues não votava um assunto por unanimidade ou pelo menos por maioria esmagadora.
Mas ficou também o sentimento de dever cumprido. O sentimento que tudo o que havia a fazer internamente havia sido feito e que esta separação resultava da consequência de acções iniciadas fora da Mestre Affonso Domingues. Acções essas relacionadas com poder, como se na Maçonaria o Poder fosse uma coisa importante.
Acabava de passar à condiçao de Veneravel Mestre Cessante.
(...)
José Ruah
A terceira e ultima parte será publicada amanhã.

21 julho 2007

Um dia fui Veneravel Mestre da Mestre Affonso Domingues - 1

Começo aqui a publicação das minhas memórias. O texto pelo seu tamanho vai ser dividido em 3 e diz respeito ao ano do meu Veneralato. Não entrarei em detalhes sobre o Golpe da casa do Sino, reservando-me o direito de mais tarde publicar sobre esse tema.
Um dia fui Venerável Mestre da Mestre Affonso Domingues. Nunca mais fui Venerável nem desta nem de outra Loja.

Não porque tenha ficado vacinado mas porque enquanto acreditar no projecto da minha Loja, não vou para outra ou não vou fundar outra, e consequentemente fico como estou.

Corria o mês de Julho do ano de 1996 quando em eleição por unanimidade passei à condição de Venerável Mestre eleito. Foi um sábado. Nessa noite em festa brilhantemente organizada pelo VM cessante o Vítor, no pátio do Clube dos Empresários em Lisboa, as sardinhas e o resto comida estavam óptimas, foi possível à Loja reunir um montante em dinheiro muito apreciável, bem como géneros alimentícios, roupas e brinquedos que foram entregues nessa noite às responsáveis pelo ATL do bairro da Galiza no Estoril.

O dia tinha começado com uma dação de sangue pela manhã. Foi um dia em cheio para a Mestre Affonso Domingues.

Tinha decidido entre a apresentação da candidatura e a eleição que iria ser diferente do que até então tinha sido a norma, só não sabia que o que eu planeara como diferente foi uma brincadeira de crianças comparado com o que aconteceu.

Essa diferença assentou no facto de anunciar logo após o resultado da votação quem iriam ser os oficiais principais da Loja. Lembro-me de convidar o 2ª Vigilante para ser primeiro e como me solicitou ficar mais um ano no posto convidei outro Irmão para o Cargo. Nessa altura não estava ainda enraizado o hábito da progressão dos Vigilantes e era normal durante o mês de Agosto o VM eleito receber “pressões” para escolher este ou aquele. Como não gosto de ser pressionado, e quando sou, tendo a mandar o “pressionador” às urtigas, decidi assim. Dessa forma passava o verão tranquilo.

O Vítor solicitou-me, no final da sessão, que representasse a Loja numa reunião da máxima importância que ocorria no dia seguinte – domingo – e que tinha sido convocada por Fernando Teixeira que era o Grão Mestre na altura. Esse ano de 1996 era o ano da realização da Conferencia Internacional de Grão Mestres e a GLRP tinha conseguido organizar esse evento. Em simultâneo ocorreria a tomada de posse de Luís Nandim de Carvalho enquanto 2º Grão Mestre da GLRP.

A dita reunião visava aspectos relacionados com a Conferencia, mais especificamente financiamento do evento. As Lojas tinham sido chamadas para patrocinarem a vinda de Grão Mestres de países com dificuldades. Se me recordo 350 contos (1750 Euros) trazia e aLojava um Grão Mestre de um país europeu.

A reunião correu muito bem, uma Loja pagava um GM, outras duas dividiam outro, e nós Affonso Domingues calados lá no canto. Corria bem a reunião até que fomos interrogados por F. Teixeira – “ E a Affonso Domingues? “.

Respondi que a Loja estava exangue, exangue porque tinha dado sangue na véspera e porque tinha também esgotado as suas reservas financeiras no apoio a uma instituição de solidariedade social que somado dava cerca de 700 contos (3500 euros), consequentemente não podíamos trazer nenhum GM porque não tínhamos dinheiro e juntei que mesmo que tivéssemos as nossas prioridades seriam para com quem precisa e não para festas.

Nessa altura a reunião começou a correr mal !

Na nossa perspectiva as prioridades eram umas, nas de Fernando Teixeira tínhamos prejudicado a vinda de 2 Grão Mestres.

Esta reunião deu origem, para além de dezenas de conversas e indignações dos que eram mais chegados ao Grão Mestre, a um decreto de Fernando Teixeira no qual dispensava a Loja Affonso Domingues de comparecer na festa e na Sessão de Grande Loja, etc. Eu pessoalmente já lhe tinha dito que não iria aquando de uma conversa privada posterior a esta reunião na qual lhe expliquei com mais detalhe a posição da Loja e a minha.

Este “castigo” de dispensa de presença, e não um decreto de abertura de inquérito com vista a sanção disciplinar minha, como era hábito nessa altura, demonstrou claramente que a Loja Affonso Domingues tinha razão e que as posições apresentadas o foram de forma inatacável.

Modéstia colectiva à parte mas sempre e ainda hoje as posições da Loja são fundamentadas, correctas e inatacáveis.

Nesse ano, e dado que no equinócio de Setembro tomou posse o novo Grão Mestre e que este tinha expressado o desejo de instalar o Máximo de Veneráveis Mestres possível, não decorreram as costumeiras Instalações.

Logo no inicio de Outubro e em cerimonia simplificada, presidida pelo próprio Grão Mestre foram empossados todos os Veneráveis que já fossem Mestres Instalados (o que era o meu caso por dispensa especial do Grão Mestre Anterior).

Também neste particular o meu Veneralato foi diferente.

Convoquei a primeira sessão e nela expliquei à Loja a razão pela qual já a dirigia.

Em meados de Outubro convidei o Grão Mestre para um almoço, fazendo-me acompanhar dos meus vigilantes. Reservamos uma sala num restaurante de Lisboa, e durante a refeição explicámos ao GM que entendíamos a situação difícil da Grande Loja, num momento de transição e que enquanto ele GM se mantivesse fiel aos princípios da Maçonaria Regular, aos regulamentos, etc . , então a Loja Mestre Affonso Domingues o suportaria e apoiaria.

Nenhum de nós tinha ideia do que iria suceder.

Foi por esta altura que foi alugada a Casa do Sino e se deu a mudança de instalações do Jardim dos Passarinhos no Estoril para lá.

Grandes alegrias por termos finalmente uma sala onde pudéssemos reunir com dimensão para se poder trabalhar com à vontade, e sobretudo o que era muito importante com a possibilidade de organizar os ágapes rituais logo após a sessão, uma vez que usando a cozinha local a mulher do ex Grão Mestre preparava (aquecia) a comida previamente encomendada.

Lembro-me que começamos a usar a sala imediatamente sem sequer se fazerem modificações como fossem os degraus do Oriente. Mas o entusiasmo era tal que essas coisas eram de menor importância.

Dirigi 2 sessões, as de Novembro, na casa do Sino.

Convém aqui explicar, e antes de continuar o relato, que a Loja Mestre Affonso Domingues era na altura uma das mais importantes da Grande Loja e que nas suas colunas se sentavam mais de 15 grandes oficiais, alguns Assistentes de Grão Mestre e mesmo Vice Grão Mestres. O número de presenças a uma sessão era de 30 obreiros como mínimo.
Dentro da Loja existiam muitos líderes de opinião que eram respeitados por membros de outras Lojas, e dado que a Loja tinha assistido na criação de Lojas de fora de Lisboa tinha também algum peso na decisão das mesmas.

O Ambiente estava frenético.

Pelo fim de Novembro, não posso precisar a data específica, recebo uma chamada na qual me é solicitado que me desloque à Universidade Moderna para assinar uma carta para destituir o Grão Mestre. Esta solicitação foi-me feita em dupla qualidade de Venerável Mestre da Mestre Affonso Domingues e Grande Oficial. Pedi que me mandassem por fax cópia do documento para poder analisar e decidir se o assinava ou não, mas não consegui pois do outro lado argumentavam que era ultra confidencial e que se eu quisesse conhecer o documento que me deslocasse. Fiz finca pé e a chamada foi transferida para alguém com mais autoridade no golpe (e na Moderna) que perante a minha recusa me ameaçou – “ ou assinas ou …” e eu respondi “ ou … “ – tendo a conversa ficado por ai. Hoje tenho pena de não ter ido lá ler a carta.
Nunca a assinaria, mas como a dita nunca foi divulgada ficaram sempre dúvidas sobre a sua existência. Disse-me quem viu a carta que esta nunca foi divulgada porque o número de assinaturas no fim da mesma não era representativo.

Na altura tudo me pareceu estranho, pelo que fui mantendo o Grão Mestre informado do que se passava.

As informações e contra informações eram muitas e começaram a aparecer noticias nos jornais.

No entanto e se me recordo os dias que antecederam o “ assalto” foram mais ou menos calmos.
(...)
José Ruah
Seguem-se mais 2 partes

20 julho 2007

O sétimo Venerável Mestre

O sétimo Venerável Mestre foi eleito em Julho de 1996 e foi instalado em Setembro do mesmo ano, com grande expectativa e grandes esperanças da Loja. Era um elemento da "nova geração", que fora iniciado já depois da constituição da Grande Loja e, sobretudo, o primeiro elemento que não pertencia ao círculo restrito de amizades de Fernando Teixeira, o Grão-Mestre fundador. Era unanimemente reconhecida a sua capacidade, o seu interesse, o seu dinamismo, esperava-se que ele fosse o catalisador dos novos rumos da Loja, novos rumos que os mais ansiosos e inconformados vinham debatendo há algum tempo, que com ele se começasse a dar resposta às principais perguntas que na Loja se fazia então: que fazer com este grupo? Como evoluir? Que iniciativas tomar?

José Ruah, o sétimo venerável Mestre, nem quando foi eleito,nem quando foi instalado sequer remotamente intuiu quão grande, quão radical, seria a mudança que ocorreria no seu Veneralato.

José Ruah, ensarilhado pelas circunstâncias, envolto no imprevisto, lançado no olho do furacão, pouco teve oportunidade de fazer - mas fez mais do que muitos, talvez, até hoje, tenha sido o Venerável Mestre que, contas feitas, mais fez pelo preservar da identidade da Loja.

José Ruah, tolhido pela tempestade, batido pelos ventos da discórdia, encharcado pela chuva da cizânia, acabou por cumprir menos de meio mandato - mas essa menos de metade valeu por vários mandatos completos.

José Ruah, assediado por uns e por outros, sitiado pela urgência, acompanhado por todos, pouco fez do seu projecto para esse ano - mas salvou e fortaleceu o projecto da Loja Mestre Affonso Domingues.

Os primeiros tempos na Cadeira de Salomão são de adaptação. Os mais experientes sabem-no. Por isso, o Venerável Mestre que termina o seu mandato procura deixar algum trabalho encaminhado para ser executado pelo seu sucessor: candidatos já votados e aprovados, prontos para serem iniciados, Aprendizes com pranchas lidas e em condições de serem passados a Companheiros, Companheiros com formação terminada, aptos a serem elevados a Mestres, Mestres com pranchas de traçar prontas para apresentar seus planos na Oficina. Assim, os primeiros tempos do novo Venerável Mestre, enquanto este se ambienta e afina a orientação que pretende incutir à Loja, estão assegurados. É por volta de fins de Novembro, Dezembro, que os projectos verdadeiramente do novo Venerável Mestre começam a ser implementados.

No caso do José Ruah, ambientação feita, projectos afinados, execução em começo e... ocorre o "pulo do lobo", o golpe da Casa do Sino!

De um dia para o outro, a Loja fica sem instalações, ocupadas pelos golpistas, com recurso a seguranças armados, é pressionada a aderir ao golpe, por uns, e instada a permanecer leal ao Grão-Mestre eleito, por outros. Os mais antigos e experientes, incluindo todos os ex-Veneráveis, são amigos de Fernando Teixeira e pronunciam-se pela adesão à cisão. Os Mestres mais novos, já iniciados depois da constituição da Grande Loja e formados no respeito da legalidade e no cumprimento dos princípios da Regularidade, tendem a manter-se fiéis ao Grão-Mestre eleito e internacionalmente reconhecido e aceite como tal. Os Companheiros e Aprendizes ficam desorientados no meio do caos que se instala.

E todos se voltam para José Ruah, todos esperam do Venerável Mestre que indique o caminho, aponte a opção, escolha o rumo. Todos, na Loja e fora dela, de um lado e do outro, têm a clara noção que, muito provavelmente, a Loja seguirá a via por que enveredar o seu Venerável Mestre. Todos, na Loja e fora dela, de um lado e do outro, rapidamente se apercebem que a opção que a Loja Mestre Affonso Domingues tomar tem todas as condições para ser determinante na opção de outras Lojas e muitos outros obreiros: a esmagadora maioria dos obreiros da Grande Loja fora iniciada pela Loja Mestre Affonso Domingues, os seus elementos ajudaram a consagrar muitas Lojas, de Norte a Sul, do Litoral ao Interior. A influência da Loja Mestre Affonso Domingues podia ser determinante para o sucesso da cisão ou para o suporte do Grão-Mestre eleito e agora contestado.

Por isso, as pressões, internas e externas, foram enormes, foram esmagadoras, foram asfixiantes. E todas, ao mesmo tempo, se exerciam sobre quem tinha o poder de cortar o nó górdio por um ou outro dos lados, sobre quem segurava a Espada Flamejante da Loja Mestre Affonso Domingues, o seu sétimo Venerável Mestre, José Ruah.

José Salomão Ruah fez então jus ao seu segundo nome e agiu com sageza e prudência dignas do Rei que tal nome usou e por tais Virtudes ficou conhecido: primeiro esperou, depois aguardou; olhou, viu, ouviu, sentiu; deixou a poeira assentar, os pássaros pousar, a contenda acalmar. Durante dois meses, fez saber a todos os obreiros que a Loja estava com os trabalhos suspensos, até que fosse tempo de decidir. Acalmou as hostes internas, exasperou os que de fora aguardavam pelo apoio dele e da Loja; ouviu as razões dos revoltosos e a versão do Grão-Meste contestado e de quem o apoiava, assegurou-se das intenções de uns e de outros.

Quando o tempo foi de decidir, convocou uma reunião de todos os elementos da Loja. Aí anunciou que a sua decisão era que a Loja é que ia decidir, que o grupo é que se ia assumir. Pela gravidade da situação, anunciou, e todos concordaram, que a decisão não seria apenas tomada pelos Mestres, mas por todos os Obreiros, Mestres, Companheirosa e Aprendizes, um homem, um voto. Logrou obter consenso quanto ao mais importante: o principal era preservar a Loja e a sua identidade, qualquer que fosse o seu caminho, e esse podia ser um, não de dois, mas de três: ficar fiel ao Grão-Mestre eleito, aderir à cisão, ou bater com a porta na cara de uns e de outros e decidir seguir o seu caminho como Loja independente e quem criou os problemas que os resolvesse...

Fez aprovar os princípios de que cadaum seria livre de tomar a opção que entendesse, mas que a opção da maioria seria a opção seguida pela Loja e os minoritários tomariam o seu caminho sem azedumes e sem pôr em causa a Unidade e o Património Moral da Loja, afastando-se pacificamente. Garantiu que ficasse assente que a porta que se abria para os que saissem se abriria de novo, sem hesitação nem problema, para aqueles que porventura ulteriormente desejassem regressar. E, após duas reuniões, em que todos falaram, serenamente, sem azedumes, sem ataques pesooais, sem criticar as opções do parceiro do lado, a maioria optou por permanecer fiel ao Grão-Mestre eleito e assim ficou também a Loja. Quem tomou a decisão de se afastar, não foi criticado pela maioria que ficou; as amizades mantiveram-se; os contactos cordiais e os reencontros agradáveis mantiveram-se e mantêm-se. Alguns dos que então partiram já voltaram. Um desses já voltou a partir, agora para o Oriente Eterno. Os demais, estejam onde estiverem, estejam com quem estiverem, continuam e continuarão a ser dos nossos. Porque honraram a sua palavra. Porque respeitaram a Unidade e a Identidade da Loja que ajudaram a criar, a crescer e a desenvolver-se e porque, portanto, muito do que a Loja foi, algo do que é, um pouco do que será, também é deles.

Este legado, o de ter conseguido que a Loja saísse mais forte e mais unida daquela profunda crise, deixou-o José Ruah - e não sei se outrem, naquelas circunstâncias, o teria conseguido deixar. O seu papel no reforço da Identidade da Loja foi, assim, imenso e assinalá-lo é um simples acto de justiça.

E - é curioso! - nunca mais em Loja se voltou a ter a dúvida existencial de "que fazer com o grupo". Desde então, todos aprenderam, todos sabem, todos transmitem aos mais novos, que o grupo serve para ajudar a aperfeiçoar os seus elementos e que estes e cada um destes faz o que se sentir bem a fazer, em prol de si, da Loja, da Maçonaria, do País e da Humanidade, sem qualquer ordem de preferência, com a ajuda dos demais. E, daí para a frente, sempre soubemos o que fazer e sempre tivemos que fazer - até um blogue...

Para obter e atingir a pretendida Unidade da Loja, José Ruah pagou um preço: garantiu antecipadamente aos que ficassem em minoria que ele não iria dirigir a maioria. Ele, Venerável Mestrte da Loja Mestre Affonso Domingues, dirigira a Loja com todos os seus obreiros. Não a dirigiria apenas com alguns.

Não sei porque assim decidiu. Eu não decidiria assim e nunca entendi bem essa sua decisão, embora, naturalmente a tivesse respeitado. Até hoje, não compreendo a necessidade de assim ter procedido (talvez agora o José Ruah me elucide...). Mas o certo é que o José Ruah assim o disse e assim o fez: não voltou a dirigir a Loja que, até ao fim do seu mandato, e na falta de um Ex-Venerável (todos acompanharam a cisão) teve de, excepcionalmente, ser dirigida, com a devida autorização do Grão-mestre, pelo 1.º Vigilante, actuando no impedimento do Venerável Mestre eleito. Até ao fim do seu mandato, José Ruah manteve-se ausente. Regressou, com toda a naturalidade, depois de eleito e instalado o seu sucessor. E hoje, volta e meia...dá-nos música!

Rui Bandeira

19 julho 2007

Outra notícia oriunda do Brasil

Foi publicada já em 8 de Junho último no jornal electrónico brasileiro Mato Grosso mais, mas penso que vale a pena reproduzi-la aqui. É mais uma demonstração de como a Maçonaria pode ser útil à Sociedade no meio em que se insere.

Maçonaria e UFMT preparam agentes rurais

Setenta jovens das comunidades rural e ribeirinha de Santo Antônio de Leverger iniciam neste sábado, 09/06, às 09h, no campus da Fazenda Experimental da UFMT, o curso de Agente Rural. A promoção é das Lojas Maçônicas Acácia de Várzea Grande nº 33 e Acácia de Rio Abaixo nº 35 e os agentes rurais serão capacitados pelo Instituto Creatio e UFMT, em parceria com a Prefeitura de Santo Antônio de Leverger, município onde está a Fazenda, e do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA).

Durante quatro meses profissionais e maçons identificaram a vocação econômica durante reuniões com as famílias daquela região. Um exemplo é a comunidades Vale Abençoado, na serra de São Vicente, a 90 quilômetros de Cuiabá. Os moradores, que antes usavam a agricultura como subsistência, agora vão formar uma cooperativa para o escoamento da produção, que vai desde derivados de mandioca, até artesanatos de babaçu.

Os agentes rurais devem estar cursando o ensino médio. Eles vão ser responsáveis pelo acompanhamento dos projetos zootécnicos (produção de frangos caipira, gado leiteiro, ovinos e caprinos, piscicultura e suínos) e fitotécnicos (mandioca, cana de açúcar, banana, maracujá e polpa de frutas), preparando para o mercado regional a futura produção. É o caso do extrativismo da castanha do coco do babaçu, onde as famílias vão produzir desde a farinha, até artesanatos da casca do produto.

"A idéia é provocar a comunidade, despertando e potencializando os seus saberes e fazeres locais", afirma o engenheiro agrônomo e coordenador do núcleo de agricultura familiar do Creatio, professor Medson Janer da Silva, que também é consultor do MDA.

Para o presidente da Loja Acácia de Várzea Grande nº 33, José Barbosa Batista, o projeto que a Maçonaria está desenvolvendo, aproxima a entidade dos trabalhos sociais, que é um dos princípios da ordem maçônica.

Como se vê, não é necessário preparar grandes projectos. Basta estar atento e verificar onde e como se pode fazer a diferença e ajudar! Um pequeno impulso, uma pequena colaboração de duas lojas maçónicas com agentes públicos chega para fazer uma grande diferença na vida de setenta pessoas que obtêm formação e ainda terá reflexos positivos na vida de uma comunidade.

Rui Bandeira

18 julho 2007

Ambiente e Maçonaria


Em posts anteriores todos os 3 habituais ocupantes deste espaço se referiram à deslocação que fizemos a Bragança, a “casa” dos nossos Irmãos da Respeitável Loja Rigor.
Retorno ao assunto porque uma das surpresas que nos foram proporcionadas por aqueles nossos Irmãos foi um passeio pelo Douro internacional, com Portugal de um lado e Espanha do outro, dividindo (ou unindo ?) 2 partes de uma área ecológica, protegida como Parque Nacional, um lado de Portugal e o outro lado de Espanha.
Tivemos a possibilidade de ser acompanhados por um antigo director daquele parque que com toda a paciência e saber, foi explicando, em complemento das explicações da guia oficial, os segredos do local, mostrando as aves, várias por cuja continuidade de existência se luta pois estão em vias de extinção, assim como espécies florestais raras que por estas paragens sobrevivem em condições de grande precaridade, enfiadas nas rochas que bordejam o Douro em alturas que atingem os 300 metros.
Uma preocupação claramente dominante por aqui, é a que respeita o ambiente e a sua manutenção, trabalhando muita gente para que as condições de vida natural se não percam de forma a permitir a manutenção das espécies animais naturais na zona.

Trago aqui esta conversa porque nestes dias me chegou às “mãos” um vídeo cuja oportunidade, dureza e verdade são (têm de ser !) um murro no estômago de todos os “distraídos” do universo.
É a intervenção de uma jovem, muito jovem (Severn Suzuki), que durante a ECO92, Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, pôs bem claro a situação do ambiente universal e as responsabilidades que todos (TODOS…) temos na situação pré-trágica que vivemos neste momento.

Trata-se de uma questão que tem a ver com a humanidade e com a felicidade dos humanos e como tal, é uma questão que preocupa todos os Maçons.

Não deixem de ouvir, com atenção, este vídeo. Cliquem no “start” para carregar e arrancar.






JPSetúbal

Notícia no Brasil

Lido no jornal na Rede brasileiro Jornal Pequeno, de S. Luís, Estado do Maranhão:

O jornal SPTV da Rede Globo mostrou uma reportagem sobre o Hospital dos Olhos de Sorocaba. Esse hospital é da maçonaria, sem fins lucrativos. É conveniado com o SUS, e tem capacidade para realizar cerca de trezentos transplantes de córneas por mês, há um estoque de córneas suficiente para a realização dos mesmos. Esse hospital está realizando somente cerca de cento e vinte transplantes por mês, devido a falta de pacientes. As córneas não utilizadas são jogadas fora por passarem do tempo de validade! Peço a todos que tenham conhecimento de alguém que esteja na fila do transplante aguardando um doador, para que entre em contato com o hospital. Tel. (15) 3212-7009 - de 2ª a 6ª feira.

A Maçonaria pode fazer a diferença!

Rui Bandeira

17 julho 2007

21 de Julho

É assim! Às vezes não resisto a deixar solto o meu mau feitio! O JPSetúbal intitula um texto de 14 de Julho? O meu mau feitio manda-me intitular um de uma semana depois: 21 de Julho!

O JPSetúbal recorda orgulhosamente 14 de Julho como a data de aniversário de seu pai? O meu mau feitio faz-me anunciar que recordo 21 de Julho como a data de aniversário de meu pai, também já no Oriente Eterno!

O JPSetúbal exulta pela coincidência de ter sido eleito Venerável Mestre no dia 14 de Julho? Pois o meu mau feitio faz-me exultar também, porque o próximo 21 DE JULHO É DIA DE SANGUE!!!

Isso mesmo, meus caros: no próximo Sábado, dia 21 de Julho, entre as 9 e as 13 horas façam o favor de ir estender os bracinhos e permitir que as belas enfermeiras (para as nossas caras amigas os garbosos enfermeiros...) do Instituto Português do Sangue vos aliviem de uma unidadezita do líquido da Vida, o suficiente para encher um saquito como o da imagem! A recolha de dádivas ocorrerá nas instalações do IPS sitas no interior do Parque da Saúde, também conhecido como Hospital Júlio de Matos, à Avenida do Brasil, em Lisboa. E não se esqueçam de referir que a dádiva de sangue é concedida por um elemento do Grupo de Dadores de Sangue Mestre Affonso Domingues! Ficam automaticamente beneficiários do crédito de sangue do Grupo (já temos um depositozito jeitoso...).

Quem não residir ou estiver em Lisboa, não faz mal: vai ao posto de recolha de sangue da sua localidade (hospital, centro de saúde, etc.) e estende o bracinho, que eles lá também aceitam... E pode na mesma referir que a dádiva é para ser contabilizada no Grupo de Dadores de Sangue Mestre Affonso Domingues. Para quem for de Bragança, pode ingressar informalmente neste Grupo de dadores ou criar, rápida e não menos informalmente o Grupo de Dadores de Sangue Rigor (esta indirecta muito directa vai direitinha para os nossos queridos Irmãos da Respeitável Loja Rigor; geminação oblige e os Irmãos gémeos são conhecidos por terem a tendência de fazer as mesmas coisas, onde quer que se encontrem, portanto, a 21 de Julho próximo, rigorosamente... dá-se sangue!).

Alô, meus caros irmãos brasileiros e do resto do Mundo: aproveitem o balanço e vão também dar sangue, que os Institutos de Sangue dos respectivos países também precisam das vossas dádivas. O meu mau feitio agora faz-me megalómano: com insistência, ainda havemos de fazer que os dias em que a Loja Mestre Affonso Domingues marca dádivas de sangue fiquem universalmente conhecidos como os dias dos Maçons esticam o braço...!!!

Atenção, muita atenção, àqueles que se querem juntar a nós! É uma boa oportunidade de se juntarem a uma iniciativa, não é? E uma boa maneira de travarem conhecimento com quem não conhecem, certo? E uma bela anotação para o currículo que vai ser analisado, pois então! As indirectas não chegam? Então, vou ser mais explícito: Candidatos! Toca a ir estender o bracinho dia 21!!! Este meu mau feitio volta e meia dá-me estes ataques estilo ditador...

Pessoal não maçon, mas que faz o favor de nos ler: sigam os bons exemplos que nós, maçons, procuramos dar (sempre é melhor do que ir atrás dos nossos maus exemplos...) e façam também o favor de sacudir um pouco do natural comodismo, de deitar para trás das costas o um dia destes também vou dar sangue e aproveitem também a manhã do próximo dia 21 de Julho para ir dar sangue! Convosco, o meu mau feitio esconde-se e só vos digo: eu e todos os que beneficiarão do sangue recolhido (potencialmente, todos nós...) agradecemos do fundo do coração. Bem hajam!

E quem não for dar sangue... vai ficar com a consciência pesada, pronto! As coisas que este meu mau feitio hoje me faz escrever até a mim me espantam...

Agora a sério: todos os que puderem dar sangue, façam o favor de efectuar a dádiva no próximo dia 21 de Julho. É preciso, é útil, não custa nada e faz-nos bem fazer bem!

Rui Bandeira

16 julho 2007

14 de Julho

Reunião maçónica - 1750

Está fora de dúvidas que a primeira palavra tem de ser o agradecimento a quem, sem me conhecer, penso eu, se prestou a vir felicitar os eleitos da nossa Loja, sendo que eu sou um deles.
Obrigado pois ao nosso sempre atento Profano.

Os meus Irmãos da Respeitável Loja Mestre Affonso Domingues quiseram que seja eu a tomar a responsabilidade pela condução dos trabalhos da Loja no próximo ano maçónico, que começará em Setembro.

Esta escolha ocorreu em data particularmente significativa para mim.
Quem acompanha este blog desde há 1 ano, pelo menos, recordar-se-á (ou poderá agora ir consultar) do que eu aqui escrevi em 14 de Julho de 2006.
Nessa altura resolvi que era a hora de pôr em público a figura de alguém que foi sempre preterido no seu País, mau grado o reconhecimento das entidades oficiais americanas que, mesmo como simples marinheiro, Lhe reconheceram o mérito do salvamento de centenas de cidadãos americanos, náufragos de navios americanos torpedeados por submarinos alemães no mar dos Açores em 1943/4.

Seria esta a data do Seu aniversário, o que transforma este acto de eleição para próximo V:.M:. da nossa Respeitável Loja uma prenda singularíssima, se não para Ele directamente, pelo menos através do filho que cá deixou.

Por outro lado este facto ocorre também em coincidência com a data da comemoração da Revolução Francesa, na qual os maçons se envolveram “forte e feio”, e a partir da qual se estabeleceram os conceitos que entendemos básicos para o relacionamento entre os homens e para o desenvolvimento da Humanidade.
Igualdade, Liberdade, Fraternidade são a base moral da Maçonaria.
Foram o lema no assalto à Bastilha e temos a certeza de que se os homens os tomassem como seu objectivo, teríamos o mundo com menos fome, menos guerra, menos tristeza.

Há momentos na vida que compensam muitos outros de amargura e desilusão.
Ainda há bem pouco tempo perdemos outro grande Homem do mundo.
Grande por razões diferentes mas grande também, e aqui deixei o meu “até à vista” num desses momentos em que a amargura nos toca por dentro, que nos dá para ficar absortos pensando na (in)utilidade das arrelias e enganos pelos quais passamos constantemente.

A alegria que os meus Queridos Irmãos me quiseram proporcionar neste 14 de Julho, as palavras fraternas de apoio que ouvi, compensam bem esses outros momentos de frustração com que a vida nos vai presenteando de vez em quando.
Meus Irmão, o que tenho recebido de Vós é incomparavelmente mais do que tenho merecido.

Apenas OBRIGADO.



JPSetúbal

14 julho 2007

A Continuidade - Vem ai o 18.º

Hoje a Loja Mestre Affonso Domingues, elegeu o seu proximo Veneravel Mestre e o proximo Tesoureiro.

Numa votaçao sem qualquer sobressalto, foi assegurada a continuidade da Liderança da Loja.

Para Tesoureiro foi eleito o Irmão Nuno. S. L., e espera-o um cargo dificil e ingrato, mas que ele conseguirá cumpri-lo nao temos qualquer duvida.

Para Veneravel, e será o 18.º Veneravel da Loja, foi eleito o Irmao JPSetubal, habitual colaborador deste Blog.

A tomada de posse ocorrerá em Setembro e nessa altura disso daremos conhecimento aqui.

Ao Nuno e ao JPSetubal , felicitaçoes.

Jose Ruah

13 julho 2007

Elisa Lucinda ensina a dizer Fernando Pessoa


ELISA em PESSOA WORKSHOP DE POESIA FALADA

Fundadora da Escola Lucinda de Poesia Viva que funciona há nove anos no Brasil, a actriz e poetiza Elisa Lucinda irá dirigir, juntamente com a actriz e professora Geovana Pires, o workshop Elisa em Pessoa.
Com base na obra de Fernando Pessoa, Elisa Lucinda , através da sua nova linguagem cênica e visão poética, ensinará a dizer os versos de Pessoa como quem conversa.
Destinado a pessoas de todas as áreas, idades e formação, o seu método é simples, natural e revolucionário.
Libertar as poesias das chatices declamatórias que afasta o público dos saraus, aqui e em toda a parte do mundo, é o seu objectivo

José Saramago ao ver, no Brasil, um recital da Escola Lucinda falando Fernando Pessoa, disse:

“O que a Elisa Lucinda faz com a poesia é colocar as palavras de pé. Estou impressionado. Meu coração está a cantar. Estou impressionado com o trabalho dessa artista. Jamais vi Fernando Pessoa ser dito com tanta compreensão e tanta grandeza. Se depender de Elisa Lucinda, as relações culturais entre Brasil e Portugal, vão muito bem..."

Se gosta de Fernando Pessoa, de poesia e não sabia o que fazer para viver mais perto dela, os seus problemas acabaram!


(a poeta e actriz Elisa Lucinda interpreta actualmente uma personagem conhecida do público português na novela Páginas da Vida – a Drª Selma)

de 19 a 22 de Julho
Horário: das 17h30 às 21h30
Duração: 16 horas . Preço: 185 euros + 15 euros inscrição

Local: ESPAÇOINSTÁVEL

Data limite de Inscrição - 17 de Julho - inscrições limitadas

para mais informações contactar
218861875 / 917145939 ou x-usc:mailto:teatroinstavel@sapo.pt
ESPAÇOINSTÁVEL
Calçada de Santana, 168, r/c, Lisboa
www.newopenart.com/teatroinstavel
UM NOVO ESPAÇO CULTURAL PARA LISBOA
(a 5 minutos a pé do Rossio, Martim Moniz, ou dos Restauradores; metro: Restauradores, Rossio e Socorro; elevador do Lavra; estacionamento (pago): Campo dos Mártires da Pátria)
(Texto comunicado via e-mail por F.Laires)

JPSetúbal

As ilustrações maçónicas de Steve McKim

Sempre procurei ilustrar cada texto que publico aqui no blogue com uma imagem. Às vezes, demoro mais tempo a procurar e seleccionar a imagem do que a escrever o texto...

Penso que será incontroverso que ultimamente tenho publicado imagens de uma alta qualidade. Todo o mérito deve ser dado ao senhor que criou também a bem disposta imagem que ilustra este texto, a qual, com evidente ironia, intitulou de Secret: o Irmão Steve McKim.

Steve McKim tem uma criatividade fantástica e criou dezenas de ilustrações maçónicas, tendo algumas delas publicadas no sítio Steve McKim's Masonic Graphics .


Várias composições de esquadro e compasso (que comecei a aproveitar para ilustrar a série de textos dedicada aos vários Veneráveis Mestres da Loja Mestre Affonso Domingues), ilistrações dedicadas a várias lojas, ilustrações reunindo os temas da Maçonaria e do mar, ilustrações de templos, alegóricas, enfim, todo um acervo de ilustrações de alta qualidade estética e gráfica são passíveis de ser apreciadas no sítio de Steve McKim.

Todas as imagens estão protegidas legalmente por direitos de autor. Podem ser livremente fruídas por quem quer que aceda ao sítio, mas não podem ser utilizadas sem prévia e expressa autorização do seu criador. Porém, McKim declara que autorizará sempre o seu uso para fins de promoção da Maçonaria, não prescindindo, no entanto, de prévio pedido de autorização, em ordem a poder manter o controlo sobre a utilização das imagens por si criadas. No caso do A Partir Pedra, a autorização foi concedida escassos minutos após o envio da mensagem de correio electrónico solicitando-a. Mais simples e rápido era impossível!

Steve McKim tem outras imagens em outros sítios, aliás acessíveis através de atalhos incluídos no sítio a que agora me refiro. Porém, este tem a vantagem de ter as imagens menos pesadas e mais directamente acessíveis a visualização. Nos outros sítios - dele ou em conjunto com outros ilustradores, que se agrupam num colectivo a que chamam Masonic Web Warriors -, as imagens são também de alta qualidade e disponibilizadas em JPEG e GIF, mas o carregamento de cada uma é um pouco mais demorado.

A beleza das imagens e o seu significado bem merecem que se dedique alguns minutos à sua apreciação. Recomendo vivamente a visita a este sítio. Mas quem não quiser seguir o conselho possivelmente acabará por, tendo paciência, não perder nada: suspeito que não vou resistir a publicá-las todas aqui no A Partir Pedra...

Rui Bandeira

12 julho 2007

O sexto Venerável Mestre

O sexto Venerável Mestre da Loja Mestre Affonso Domingues foi Victor E. C.. Exerceu funções entre Setembro de 1995 e Setembro de 1996.

Se o Venerável Mestre anterior, Manuel A. G., era um homem corpulento, Victor E. C. não o era menos. Se aquele era um homem bonacheirão, este elevava essa característica ao superlativo absoluto. Se um era um grande amigo de Fernando Teixeira, o outro não o era menos. Se um era aficionado pela tauromaquia, ao outro esta corria-lhe nas veias. Se um era monárquico, o outro monárquico era. Vistas à distância do tempo as características pessoais de um e de outro, efectivamente ressaltam as semelhanças, as similaridades de interesses, as cumplicidades de gostos, o paralelismo de percursos, que ambos partilhavam.

Porém, pese embora estas semelhanças, Victor E. C. não era e não foi um clone de Manuel A. C., longe disso. Desde logo, enquanto este irradiava serenidade, aquele transbordava simpatia. Mais uma vez, a Loja era dirigida por quem privilegiava a afectividade e a camaradagem. Era quase como se um invisível sistema de pesos e contrapesos actuasse sobre os destinos da Loja, pontuados pelo rigor, mas também pela afectividade, umas vezes com um pouco mais de prevalência daquele, outras com uma nota mais acentuada desta.

Victor E. C. era, à época, um bon vivant, bom garfo e bom copo. Hoje, não será já tanto assim, que a idade já pesa e os cuidados com a saúde já o obrigam a cuidar do acerto de como come e a uma especial moderação no que a líquidos tange. Além disso, era e continua a ser um excelente conversador, um grande organizador de convívios, viagens, visitas e eventos.

Com ele, a Loja desdobrou-se em actividade, em colaboração com a Grande Loja, em visitas, em organizações. Ainda hoje as mulheress dos obreiros dessa altura dizem que "no tempo do Victor é que vocês sabiam organizar coisas...".

Victor E. C. manteve a Loja no rumo que a mesma levava. O número de obreiros continuava a aumentar. Os Aprendizes e Companheiros continuavam a ser bem formados e a só serem passados a Mestres após terem permanecido nos seus graus o tempo que se entende como necessário e após terem evoluído como devido. A tudo isto acresceu o apreço de Victor E. C. pela vertente do convívio social e a sua capacidade de organização nesse aspecto.

Esta característica não fora, porém, consensual. Antes da sua eleição, um obreiro então com alguma influência na Loja, defendeu, em conversas com outros obreiros, que alguém com esse gosto pelo convívio social, que ele considerava fútil, não tinha as melhores condições para dirigir a Loja e defendeu que a Manuel A. G. sucedesse, não o seu 1.º Vigilante, Victor E. C., mas sim o seu 2.º Vigilante, José Ruah. Essa tese não mereceu vencimento. Praticamente todos os demais entenderam que não só Victor E. C. tinha todas as condições para dirigir a Loja, mas também merecia ser eleito para essa função, pelo esforço e dedicação que há vários anos dedicara à Loja e à Grande Loja, em leal colaboração e esforçado apoio a quem dirigia uma e outra. Além do mais, todos ainda tinham fresca na memória a forma como fora resolvida a transição do segundo para o terceiro Venerável Mestre e as vantagens que existiam em não haver lutas pelo poder na Loja, seguindo-se uma natural e aceite ordem de transmissão de funções.

Em boa hora se tomou tal decisão! Tivesse-se então abandonado o critério que era seguido e cedido à pretensão de ultrapassar Victor E. C. por José Ruah e amargamente pagaríamos o preço no ano seguinte!

É que, se na Loja tudo corria bem, no conjunto da Grande Loja não era bem assim: um poderoso grupo estendia a sua influência, ganhava posições, preparava o assalto ao quimérico poder. As nuvens acastelavam-se no horizonte. A tempestade veio a rebentar no ano seguinte. E se José Ruah tivesse sido Venerável Mestre em vez de Victor E. C., não beneficiaria a Loja da sua firmeza ao leme quando a colossal borrasca nos atormentou! Mas essa é matéria para outro texto...

No ano maçónico de 1995-1996, apesar destas nuvens negras no horizonte, a Loja manteve o seu curso pujante e beneficiou de um excelente ano sob a direcção agradável e convivial de Victor E. C.. Todos juntos! Mal sabíamos nós que esse era o último ano em que o caminho era comum para todos!

Victor E. C., pelos profundos laços de amizade com Fernando Teixeira, quando a crise sobreveio, não podia, desde logo por razões afectivas, deixar de o seguir. Mas teve um comportamento exemplar na execução do que veio a ser por todos decidido. A ele muito se deve que a Loja Mestre Affonso Domingues seja uma e una. A ele e outros se deve a recuperação dos nosssos bens. Nunca, nem nos tempos mais dolorosos e profundos de separação, o Victor E. C. deixou que a sua Amizade por todos, os que optaram por um lado e os que escolheram outro caminho, fosse perturbada. Acompanhou Fernando Teixeira e isso só lhe ficou bem. Quando Fernando Teixeira passou ao Oriente Eterno, ficou liberto das obrigações que a sua profunda amizade por ele lhe impusera. Entretanto, passou por crises pessoais, profissionais e de saúde que limitaram a sua acção. Mas sempre continuou em estreita ligação connosco. E, um dia destes, espero, e espero não me enganar, estará de novo no lugar que é seu, na Loja Mestre Affonso Domingues, num confortável retomar de cumplicidades.

Rui Bandeira

11 julho 2007

Sete maneiras de arruinar uma Loja

Exposto no vestiário do Templo da Respeitável Loja Rigor, n.º 57, encontra-se um quadro com o texto que a seguir aqui transcrevo. Um dos fundadores da respeitável Loja Rigor, n.º 57, esclareceu que o texto exposto é uma tradução, feita pelos membros da Loja, de um texto existente no Museu da Maçonaria, em Salamanca.

O texto vale por si e não necessita de comentários. Apenas uma chamada de atenção: devidamente adaptado, vale para qualquer organização social tanto quanto para uma loja maçónica.

SETE MANEIRAS DE ARRUINAR UMA LOJA

1. Não assistir às sessões.

2. No caso de assistir, aparecer tarde.

3. Se participas nas reuniões, procura todos os defeitos possíveis nos trabalhos.

4. Nunca aceites cargos, uma vez que é mais fácil criticar que trabalhar.

5. Se não te nomearem para uma comissão, zanga-te; e, se te nomearem, não desempenhes a missão.

6. Se o Venerável Mestre te pede uma opinião acerca de um assunto importante, responde que nada tens a dizer, mas logo depois diz como se deveriam fazer as coisas.

7. Trabalhar o menos possível e, quando algum membro se disponibilizar para fazer um trabalho importante, dizer que a Loja está manipulada por uma camarilha.

Rui Bandeira

10 julho 2007

Organista, Mestre da Musica ou da Coluna da Harmonia


Tenho vindo nas últimas sessões da minha Loja a desempenhar um cargo que me tem dado um prazer muito grande. O de Organista ou Mestre da Coluna da Harmonia.

A Musica numa sessão de loja é de grande importância, pois completa o ritual dando-lhe um sustentáculo que permite elevar a espiritualidade e a disposição dos presentes e consequentemente da sessão em si.

Engana-se o leitor se pensar que por música numa sessão de Loja é chegar ali e debitar umas músicas, de preferência do Mozart e se forem muito conhecidas melhor.

A Loja Mestre Affonso Domingues sempre primou por ter Organistas de qualidade, e não falo de mim que ainda não me considero Organista nem terei a qualidade dos titulares, e consequentemente sempre teve música de grande nível nas suas sessões. Bastará para tal dizer que foram sempre músicos e melómanos os Organistas, foram e são porque o actual titular do Cargo (já o é desde 1996) é musico tendo na sua juventude gravado Discos e tocado em grandes salas por esse mundo fora.

O nosso Irmão Organista, tem ao longo destes anos vindo a criar para cada sessão um CD com a sequência de músicas com que nos enche a sala e nos delícia. Um Acervo fantástico o que tem vindo a ser produzido, por ele, com o fim único de embelezar e transmitir solenidade às sessões de Loja.

Ora por motivos pessoais e familiares, que queremos ver resolvidos tão brevemente quanto possível, a sua assiduidade tem sido prejudicada este ano, e por isso tenho assegurado a sua substituição.

A primeira vez foi um pouco de improviso, e como fui avisado 30 minutos antes e já ia a caminho usei os CDs que tinha no carro e com um pouco de Mozart aqui, Respighi ali, mais Mozart por acolá, lá me safei.

O bichinho ficou e dei comigo a preparar no meu computador portátil uma playlist com músicas para sessão de Loja. Este exercício, era essencialmente isso um exercício, não tinha na altura nenhum fim específico pois não sabia quando teria que fazer nova substituição. Era por assim dizer um trabalho para meu divertimento pessoal.

Continuei normalmente a aumentar o directório do meu portátil com música, não porque a quisesse por em Loja, mas porque gosto de trabalhar com música. Todavia cada vez que uma peça, um andamento, uma faixa me parecia adequada marcava-a inserindo na lista de música para sessão.

E um dia lá tive que ir fazer uma substituição. Saí de casa com o portátil, um par de colunas de computador, e uma extensão eléctrica. A coisa correu bem e a partir dai passei a assegurar a música sempre que necessário.

Decidi também que sempre que possível fugiria dos autores tradicionais (Mozart, Beethoven, Bach, etc.) e utilizaria outros tipos de musica. Nesta senda já usei músicas interpretadas em ritmo reggae, de grupos como os Queen, Norah Jones, Evanescence, ou ainda música de guitarra portuguesa composta e interpretada por esse Génio que foi Carlos Paredes.

Tenho também aproveitado para testar algumas músicas da minha cultura Judaica, sempre instrumentais e em interpretações para violino, ou de conjuntos de musica Klezmer (Musica Judaica da Europa Central).

Rapidamente percebi que cada sessão é muito diferente da anterior e que, as musicas que resultaram em cheio numa podem não servir para a seguinte. E Aqui surge a necessidade absoluta de improvisar, de escolher uma alternativa que não foi pensada e que tem que substituir o alinhamento pensado com base na ordem de trabalhos previamente distribuída.

Há que conseguir gerir os imprevistos, como sejam um visitante que chega e que se anuncia já com os trabalhos a decorrer. Ou uma decisão de modificação de sequencia dos trabalhos, ou uma alteração de ultima hora ou mesmo como há uns dias atrás a tentativa de reforçar uma alocução (não conhecida) de um Irmão com uma musica apropriada.

A música no meu ponto de vista deve preencher todos os vazios. Deve ser adaptada a cada momento, Grandiosa na abertura dos trabalhos, Alegre no fecho, motivante quando se procede à recolha de fundos para beneficência, espiritual na Cadeia de União, e por aí a fora.

Pode parecer uma sobrevalorização, mas não é. O Mestre da Coluna da Harmonia tem uma importância enorme na qualidade dos trabalhos. Não pode imaginar o leitor (excepto Irmãos que me leiam) a diferença entre um bom acompanhamento musical (não na qualidade das peças musicais usadas mas na cobertura da sessão) e um mau acompanhamento, já para não falar que uma sessão sem música é uma “sessão coxa”.

Já desempenhei muitos cargos em Loja, já fui Venerável (e sobre isso falarei um dia), e sempre os desempenhei com zelo, correcção e gozo pessoal, mas nenhum me deu tanto prazer como o de organista, ainda que só o seja em substituição.

Espero que um dia possa vir a ser o Organista Titular da Loja Mestre Affonso Domingues, e mesmo esperando que esse dia seja só daqui a muitos anos porque o actual Organista é excepcional, sei que nessa altura vou avançar mais um degrau.

José Ruah
P.S. Louis Armstrong foi Maçon e Musico ( evidentemente)

Outra visita a RIGOR… (em fraternidade)

Como já foi elaborado antes neste A-Partir-Pedra o “sete” (o carácter numérico 7) é especial para a maçonaria e o Sábado passado permitiu uma conjugação especial de “setes”, na data (dia, mês e ano) e na cerimónia das sete maravilhas (as internas e as externas).

Não foi premeditado, mas a coincidência com a visita que alguns obreiros da Loja Mestre Affonso Domingues fizeram à Loja Rigor (a Leste de Bragança) foi, de facto, uma “coincidência feliz”.

Outra coincidência, bem feliz, foi a visita do Grão-Mestre da GLLP/GLRP, que nos acompanhou nos trabalhos e nos tempos de “recreio”, incluindo o magnífico passeio de barco pelo Douro internacional que nos foi proporcionado pelos nossos irmãos “rigorosos”.
Segundo Eles, pudemos visitar o “parque natural mais belo do mundo”, o que seria um exagero enorme se… aquele não fosse o “parque natural mais belo do mundo”.
Como é, fica provado mais uma vez o “rigor” dos nossos Irmãos !

Em pleno Douro saltou à vista o timoneiro da nau, que não só comandou… como aproveitou para explicar detalhes dos trabalhos a executar pelos obreiros que O acompanhavam.





Neste encontro ficou agendado (ainda sem data, mas para breve) a visita dos nossos Irmãos a Lisboa (e à nossa Respeitável Loja), a fim de darmos continuidade ao processo de geminação que ali teve o seu ponto de partida.
Será trabalho para os próximos Veneráveis das 2 Lojas, atendendo a que o actual Veneralato está a terminar, compromisso assumido por todos, e como se diz “em língua oficial portuguesa”… Yá stou a oubir ls nuossos antigos a dezir, cun çprézio: 'me cago ne ls homes que nun ténen palabra.' Mais palabras para quei?
Realmente estamos obrigados, agora por mais esta razão, a trabalhar para que “ls nuossos antigos” não venham a ter razão para “cun çprézio”, fazerem que prometeram !!!


JPSetúbal

09 julho 2007

Uma visita a RIGOR

Uma delegação de sete obreiros da Loja Mestre Affonso Domingues efectuou no fim de semana último uma visita à Respeitável Loja Rigor, n.º 57 da Grande Loja Legal de Portugal / GLRP, ao Oriente de Bragança.

Nesta visita, a delegação da Loja Mestre Affonso Domingues teve a honra de acompanhar o Muito Respeitável Grão- Mestre, Mário Martin Guia. O nosso companheiro neste blogue José Ruah deslocou-se na dupla condição de obreiro da Loja e de Grande Inspector para o Rito Escocês Antigo e Aceite.

Deslocámo-nos na companhia das respectivas famílias, pelo que, enquanto decorreu a reunião da Respeitável Loja Rigor, n.º 57, a esposa de um dos nossos anfitriões acompanhou as nossas mulheres e filhos numa visita ao castelo e a alguns museus de Bragança.

Na reunião, tivemos, designadamente, o grato prazer de testemunhar a iniciação do vigésimo quarto obreiro da Loja Rigor, a qual se destaca pela elevada assiduidade dos seus obreiros, além de ter ficado decidida a geminação entre as duas Lojas. Tal decisão foi assinalada pela assinatura num diploma a ela alusivo, efectuada pelos Veneráveis Mestres Domingos A., da Respeitável Loja Rigor, n.º 57, e Paulo FR, da Loja Mestre Affonso Domingues.

Se nada sobrevier em contrário, está prevista para o próximo ano maçónico a retribuição da visita, ocasião em que, ultimada e acordada a redacção do respectivo Convénio de Geminação, se prevê a realização, em Lisboa, da formal cerimónia de geminação entre as duas Lojas, através do Ritual de Geminação que, a propósito da geminação ocorrida entre a Loja Mestre Affonso Domingues e a Respeitável Loja Fraternidade Atlântica, n.º 1267 da Province de Bineau da Grande Loge Nationale Française, no ano maçónico transacto, foi elaborado por obreiros da nossa Loja e mereceu a aprovação do Grão-Mestre então em funções.

A Loja Rigor, n.º 57, possui magníficas instalações próprias, graças ao esforço e ao trabalho dos seus obreiros, e, após a sessão, nelas teve lugar um agradável ágape, reunindo os obreiros de ambas as lojas e respectivas famílias.

A hospitalidade fraterna dos nossos Irmãos da Loja Rigor, n.º 57, foi insuperável e tornou-nos devedores do nosso reconhecimento e desejo de, não superá-la (porque o insuperável é insusceptível de superação, por definição), mas de dela nos aproximarmos tanto quanto possível.

Rui Bandeira

06 julho 2007

URGÊNCIAS 2007

Estreou ontem, dia 6 de Julho, no Teatro Maria Matos, em Lisboa, o espectáculo teatral URGÊNCIAS 2007, um conjunto de peças curtas, escritas por autores portugueses contemporâneos, a partir do mote "o que é que tens de urgente para me dizer?".

Esta terceira edição do conceito, sempre com textos novos, mostra uma assinalável evolução qualitativa, com uma inteligente encenação de Tiago Rodrigues e um oportuno aproveitamento dos meios técnicos que o Teatro Maria Matos disponibiliza. A utilização de imagens em vídeo como parte integrante do cenário, a apurada utilização da iluminação (concebida, bem como o cenário, por Thomas Walgrave) e do som (com dois DJ's em palco, ALX e Riot) na construção da atmosfera pretendida par cada texto, valorizam harmonicamente os textos, as interpretações e a encenação.

A primeira peça curta intitula-se Domingo e nela Tónan Quito e Cláudia Gaiolas eficazmente preparam o ambiente para a soberba interpretação de um quase-monólogo (apenas pontuados por esparsas e curtas falas da personagem interpretada por Tónan Quito) por Fernando Luís, em grande forma. O público é paulatinamente conduzido até ao entendimento da situação, de forma quase hipnótica, pelo lento movimento, sempre acompanhado pelo incansável discurso da personagem interpretada por Fernando Luís. Um texto de qualidade da autoria de José Maria Vieira Mendes, muito bem interpretado e correctamente encenado.

A peça seguinte, Duas Estrelas, da autoria de Rui Cardoso Martins, mostra-nos uma possível reacção de um vencedor de um chorudo prémio do Euromilhões. Uma competente encenação, servida por mais uma óptima interpretação de Fernando Luís, bem acompanhado por Margarida Cardeal, Cláudia Gaiolas (delirante a sua burlesca interpretação de uma irritante e interesseira administradora de condomínio, que faz muitos dos assistentes recordarem-se do respectivo condomínio...) e Tónan Quito.

O terceiro texto, Amar-te longe daqui onde pudesse chamar pelo teu nome sem ter de virar para trás, de Mickael de Oliveira, foi o que menos apreciei. Contudo, foi bem defendido por uma boa encenação e a competente interpretação de Margarida Cardeal, Joaquim Horta e da jovem Rita Brütt, esta uma agradável surpresa na valorização da sua personagem.

O quarto texto, Fora de serviço, de Inês Meneses, foi o que mais apreciei. Difícil de interpretar, por ser constituído essencialmente por um diálogo entre dois monólogos, foi objecto de sóbria encenação e valorizado pelas excelentes interpretações de Margarida Cardeal e Joaquim Horta.

A peça curta Pum, o tiro era a que mais curiosidade me despertava, por ser escrita por um valor já seguro da dramaturgia contemporânea, José Luís Peixoto. O texto, no entanto, não correspondeu às minhas expectativas. Porém, a simples historieta apresentada foi, surpreendentemente servida por uma fantástica encenação que, optando pelo registo da farsa, em minha opinião fez de um texto vulgar um muito bom espectáculo de teatro, com o registo escolhido a valorizar o texto de uma forma que se duvidaria possível. É claro que este registo de farsa (com uma surpreendente e de alto risco alteração de cenário) só teve um merecido êxito graças às fantásticas interpretações de (mais uma vez) Fernando Luís e de Cláudia Gaiolas (esta definitivamente com uma eficácia na farsa e no burlesco que impressiona), bem acompanhados por Margarida Cardeal, Rita Brütt, Joaquim Horta e Tónan Quito.

Tónan Quito que, na minha opinião, teve a sua grande interpretação da noite, mostrando-nos a sua grande qualidade, no último e ambivalente texto, A dispersão ou simulacro de urgência, de Joaquim Horta, mais uma vez servido por uma agradável encenação, que muito valorizou, não só a qualidade do trabalho do protagonista, mas as mais-valias trazidas pelos DJ's, pelo vídeo e uma competente iluminação. Rita Brütt, Fernando Luís e Cláudia Gaiolas acompanharam e serviram bem o merecido solo superlativamente interpretado por Tónan Quito.

Estas URGÊNCIAS 2007, produção Mundo Perfeito, Produções Fictícias e Teatro Maria Matos, está em cena até 29 de Julho, de quartas a sábados às 21,30 h e aos domingos às 17 horas e é um espectáculo que vivamente recomendo, pois auguro que nele assistimos às sementes do teatro português de qualidade das próximas décadas, quer a nível de actores, quer a nível de autores, quer de encenação.

Rui Bandeira

05 julho 2007

Uma História da maçonaria Britânica (1967- actualidade)

A década de 1960 inaugurou um período de declínio em relação aos anteriores altos níveis de admissão de membros. O completo colapso das associações de amizade e auxílio mútuo após a Segunda Guerra Mundial parece poder constituir um gelado aviso sobre o que pode ser o futuro da Maçonaria.

No entanto, existem algumas objecções a essa tese de que o declínio de admissões na Maçonaria desde a década de 1960 seja parte do mesmo processo que conduziu ao estiolamento das associações mutualistas, desde logo porque estas colapsaram porque constrangimentos legislativos as reduziram a pouco mais do que sociedades de seguros mútuos, minando os aspectos fraternais da sua organização. Quando a implantação do Estado-Providência supriu a sua função, essas associações tinham muito pouco mais a oferecer.

A razão do declínio de admissões na Maçonaria Britânica deve buscar-se antes na secularização da sociedade a partir dos anos 60, em contraponto à profunda religiosidade que caracterizou a época anterior. É essa emergência de uma sociedade secularizada que está na raiz das actuais incertezas que assolam a Maçonaria Britânica. A Maçonaria na Grã-Bretanha tornou-se, de 1870 em diante, tão firmemente ligada a uma expressão de uma cultura de religiosidade na Grã-Bretanha, que não podia de deixar de sofrer um abalo até às suas raízes com o súbito declínio dessa cultura. Neste contexto, as maiores ameaças no presente período da História da Maçonaria serão, não tanto os ataques de escritores anti-maçónicos, mas os estudos do relacionamento entre a Maçonaria e a Religião levados a cabo pelas Igrejas anglicana e metodista, os quais concluíram que a filiação na Maçonaria era incompatível com a qualidade de membro destas Igrejas.

No entanto, a Maçonaria permanece francamente saudável, ao contrário das associações de amizade e auxílio mútuo. Para além do mais, a História da Maçonaria Britânica demonstra a sua durabilidade, que não desaparecerá facilmente.

(Com a publicação deste texto, conclui-se a divulgação do trabalho do Professor Andrew Prescott, que constituiu a sua lição de despedida do Center for Research in Masonry da Universidade de Sheffield)

Rui Bandeira

04 julho 2007

O quinto Venerável Mestre

O quinto Venerável Mestre, que exerceu funções de Setembro de 1994 a Setembro de 1995, foi Manuel A. G..

Manuel A. G., um homem corpulento e bonacheirão, era amigo pessoal do Grão-Mestre Fernando Teixeira, com quem partilhava o gosto, os conhecimentos e a paixão pela tauromaquia.

Sob a sua liderança, a Loja manteve-se sempre muito próxima do Grão-Mestre, o qual, por sua vez, nomeou vários dos obreiros da Loja para o exercício de funções de Grande Oficial, isto é, funções na Grande Loja. Por um lado, isso era agradável, porque correspondia à manutenção da confiança do Grão-Mestre fundador na Loja e nos seus obreiros. Por outro lado, isso era penalizador para a Loja, que não raras vezes se via privada da presença e do contributo de vários e influentes obreiros, ocupados no exercício dos deveres dos seus ofícios na Grande Loja. Por outro lado, tinha começado a implantação dos Altos Graus na Maçonaria Regular portuguesa, com os Altos Graus dos Rito Escocês Rectificado e do Rito Escocês Antigo e Aceite à cabeça, e muitos dos obreiros da Loja acumulavam com a frequência de sessões de Altos Graus e o exercício de ofícios nos Altos Graus, por vezes com simultaneidade de reuniões entre estes e a Loja Azul (a Loja trabalhando nos três graus basilares da Maçonaria, Aprendiz, Companheiro e Mestre).

Por força destas circunstâncias, a Loja continuou a trabalhar com Quadros de Oficiais muito variáveis. Existia o Quadro de Oficiais efectivo, digamos assim. Mas raramente a Loja trabalhou com a presença de todos os oficiais efectivos. Para cada ofício existia o titular efectivo da função e, informal e naturalmente, perfilavam-se um ou mais suplentes que asseguravam o exercício da função na falta do titular. Assim a Loja se habituou a colmatar as faltas de seus membros, impedidos em outras actividades maçónicas. Assim se reforçou a característica da Loja de todos os seus membros estarem aptos a exercer bem mais do que um ofício em Loja e de conseguir trabalhar com segurança e qualidade independentemente da composição efectiva do quadro de oficiais em cada momento. O que, em termos de prática ritual, trouxe a mais-valia da garantia de uma qualidade média do trabalho, independentemente de quem esteja presente e de como estejam distribuídos os obreiros pelos ofícios, mais-valia que, felizmente, se foi mantendo ao longo do tempo.

Manuel A. G. apreciava que os trabalhos decorressem de forma imponente e serena. Com ele, cada sessão de Loja era um exercício de execução tão perfeita quanto possível do ritual, entendendo-se como parte desse esforço a execução, em toda a pompa e circunstância, de cada gesto, de cada passo, de cada fala. Com Manuel A. G., a Loja habituou-se de novo a executar o ritual, não apenas bem, mas com brilho. Cada pormenor era corrigido, cada detalhe era aperfeiçoado.

Assim, em termos de execução do ritual, a Loja retomou a qualidade que se habituou a considerar sua, com as vantagens do aumento do número de obreiros capazes de a manter e da capacidade de execução de múltiplos ofícios por cada obreiro. A preocupação e o gosto de Manuel A. G. pela boa execução do ritual criou em todos o hábito e a necessidade da qualidade. Isso continua a Loja a dever a Manuel A.G..

No seu sereno e calmo mandato, apenas uma pequena nuvem se apresentava no horizonte: retomada e aperfeiçoada a qualidade de execução do ritual, os mais dinâmicos interrogavam-se sobre o que fazer com a Loja. Tínhamos um grupo que aprendera a ser coeso, que nutria o gosto pela qualidade do trabalho ritual, que paulatinamente aprendia Maçonaria. O que fazer com ele? Apenas executar com qualidade o ritual já sabia a pouco. Mas fazer o quê? Utilizar o potencial da Loja em quê?

Uma coisa se tinha como certa. Fosse o que fosse, não seria por voluntarismo que se encontraria. Utilizar de forma útil o potencial da Loja e dos seus obreiros só fazia sentido e só seria efectiva e persistentemente possível se fosse consensual. Esta busca de conteúdo, de valia, de contribuição prática da Loja em algo que consensualmente se tivesse como possível e que se entendesse valer a pena foi tema recorrente nas conversas entre os seus obreiros, naquela época. Muitos projectos foram falados, muitos foram reconhecidos de megalómanos ou não reuniram o consenso. A pouco e pouco, foi-se entendendo que a solução não era a busca de grandes coisas, de projectos de encher o olho e a alma. Como sempre, foi nos princípios da Maçonaria Regular que fomos buscar as bases para a resposta aos nossos anseios. No caso, que a Maçonaria Regular não se destina a intervir, ela própria, enquanto tal, na Sociedade, mas cada obreiro, por virtude do seu aperfeiçoamento pessoal deve ele próprio contribuir, na medida do que possa, para a melhoria da Sociedade. A resposta não estava, pois, em ambiciosos projectos, em grandes organizações, em eventos de estalo. A resposta estava em nós mesmos e no que nós pudéssemos dar e fazer.

Foi assim que nasceu o primeiro projecto colectivo da Loja Mestre Affonso Domingues. Um projecto modesto, mas à medida das possibilidades dos seus obreiros. Um projecto discreto, mas que ajudava a suprir uma necessidade social. Um projecto através do qual cada um, na medida em que podia fazê-lo, dava o que de mais precioso uma pessoa pode dar: um pouco de si próprio.

Assim começou o que pomposamente gostamos de chamar Grupo de Dadores de Sangue Mestre Affonso Domingues, um grupo sem sede, sem direcção, sem contas nem património, sem organização, um pouco como a a casa da canção infantil ("era uma casa muito engraçada, não tinha tecto, nem tinha nada..."). Mas se nada disso teve, nem tem, teve, tem e desejamos que continue a ter o que verdadeiramente importa: a disponibilidade para ajudar, para obter e efectuar doações de sangue, para contribuir para que ninguém fique sem o necessário tratamento ou recuperação da sua saúde por falta desta essencial seiva da vida. Quem pode dar sangue, dá; quem não pode, ajuda de outra forma qualquer, na organização da acção, na sua divulgação, na simples companhia aos que dão. Sendo a Loja constituída por algumas dezenas de obreiros e com uma não negligenciável quota de elementos cuja idade ou condições de saúde não lhes permitem que dêem sangue, não esperamos que, de cada vez, se recolha uma grande quantidade de sangue. Mas, ao longo dos anos, a quantidade de sangue recolhida já é significativa. e, a pouco e pouco, vamos conseguindo o auxílio de terceiros, que amigos, conhecidos e mesmo desconhecidos também ajudem e também dêem sangue. E lá vamos ajudando...

Manuel A.G. contribuiu também para este projecto. Como os demais Veneráveis Mestres da Loja deixou também nela a sua marca. E nós não o esquecemos.

Como amigo pessoal de Fernando Teixeira que era, naturalmente que, na altura da cisão, o acompanhou. Mas continua a ser um amigo e, pelo menos no nosso convívio anual de Dezembro, procuramos, com todo o gosto, tê-lo connosco e ficamos especialmente satisfeitos quando os seus afazeres lhe permitem estar connosco. Também a ele se aplica a nossa máxima de que uma vez um dos nossos, sempre um de nós.

Rui Bandeira

03 julho 2007

Uma História da Maçonaria Britânica (1874-1967)

Depois de um período conturbado, emergiu um consenso a partir da década de setenta do século XIX, aliás tal como em toda a sociedade britânica. Este consenso no final da época vitoriana reflectiu-se no facto de, quando o Príncipe de Gales se tornou Grão-Mestre, em 1874, o anteriormente inflamado Conde de Carnarvon transformou-se no seu pacato e diligente Pro Grão-Mestre, enquanto que o antigo rebelde dos anos 50 Canon George Portal se afadigava a trazer a Ordem e a Harmonia às muitas institutições maçónicas que tinham proliferado desde 1856.

A Maçonaria do final da época vitoriana estava instalada na sua posição na Sociedade. As incidências dos debates em várias sessões de Grande Loja eram abertamente relatadas no The Times. Em vilas e cidades de todo o País, as Lojas Maçónicas locais eram partes indispensáveis dos desfiles cívicos, tal como os orgnizados por ocasião dos Jubileus de Ouro e de Diamante da Rainha Vitória. A Maçonaria era suportada por uma fornmidável infraestrutura comercial, visivelmente expressa na firma de George Kenning, que fabricava as caras jóias e paramentos, que permitiam à classe média do final da época vitoriana uma ostentação através da Maçonaria. Kenning também publicou um dos semanários disponíveis nos escaparates das estações ferroviárias, no qual se debatiam temas da actualidade maçónica e se publicavam notícias acerca de personalidades e eventos maçónicos. Este período também constituiu a emergência da Maçonaria como uma das mais abastadas e mais bem organizadas organizações filantrópicas do país.

Algumas notas devem, porém, ser enfatizadas neste quadro de prosperidade, estabilidade e crescimento. Desde logo, a Maçonaria não estava sozinha neste ambiente social. Fazia parte do que foi descrito como o "fraternalismo competitivo". Por outro lado, o crescimento de várias formas mais racionais de lazer e recreação a partir da década de 1860 fora, em parte, a reacção a uma crise de identidade por parte dos habitantes das grandes cidades industriais. Como poderiam eles mantero seu antigo sentido de comunidade e, no caso da classe média, afirmar a sua liderança cívica? Uma resposta foi escolher entre a esplendorosa variedade de novas actividades sociais. Um cavalheiro de sociedade podia viver uma vida cheia de uma variedade de organizações filantrópicas, empresas comerciais e publicações. Um maçon empenhado podia, similarmente, preencher a sua vida com várias reuniões maçónicas, levar o The Freemason para a sua leitura semanal, utilizar a Biblioteca Maçónica e envher a sua casa de uma variedade de objectos maçónicos. A Maçonaria era apenas uma das formas pelas quais a classe média do final da época vitoriana podia afirmar a sua respeitabilidade e prestígio social e manter um paroquial sentido de comunidade.

Um exemplo deste uso da Maçonaria como forma de expressão de identidade no final da época vitoriana foi a emergência de Lojas destinadas a profissões específicas. A criação de lojas maçónicas deu a classes profissionais emergentes, relutantes em frequentar bares e tabernas, um meio através do qual podiam conviver depois do trabalho, numa atmosfera neutral. Assim, membros do Serviço de Educação de Londres peticionaram a criação de uma loja maçónica própria, onde poderiam confraternizar após as reuniões profissionais. Lojas similares foram criadas por vários outros grupos profissionais. São particularmente dignas de nota as lojas criadas por membros das profissões do sector público, tais como polícias e professores. A posição social destes grupos profissionais era, frequentemente, ambígua: a Maçonaria proporcionava a cada um deles a possibilidade de se reclamar pertencer à classe média.

Como parte deste desejo de respeitabilidade, a religiosidade tornou-se cada vez mais importante. Com a adopção de cânticos religiosos populares, a importância do ofício de Capelão (um dos ofícios de Loja do Rito de Emulação, cuja função é a de pronunciar orações em momentos determinados do ritual) e a aparência pseudo-eclesial de muitos dos novos Templos Maçónicos, a frequência das reuniões de loja parecia quase como comparecer a um serviço religioso.

A atmosfera eclesiástica da Maçonaria Britânica afastou-a crescentemente da Maçonaria em todo o resto do Mundo, muito especialmente do Grande Oriente de França, o qual se tornou, a partir da década de 1870, crescentemente ateu e secularista e se ia transformando no guardião da chama da Terceira República. Estas tensões agudizaram-se com a decisão do Grande Oriente de França de dispensar como requisito de admissão dos seus membros a crença num Ser Supremo, o que resultou na cessação de relações com os membros desse Grande Oriente pelas Grandes Lojas Britânicas.

As duas principais orientações do Mundo Maçónico, que divergiram entre si na década de 1870, ainda hoje se vêem uma à outra através do equivalente maçónico do Muro de Berlim. A culpa por esta cisão não pode ser inteiramente atribuída aos franceses. É justo fazer notar que, enquanto a Maçonaria Francesa se moveu numa direcção, a Maçonaria Britânica adoptou um tom cada vez mais religioso.

É por esta razão que Andrew Prescott tende a olhar o consenso do final da época vitoriana em torno da Maçonaria como persistindo até à dácada de 1960, talvez com as celebrações do 275.º aniversário da Grande Loja Inglesa, em 1967, marcando o seu último fôlego. Tal como em recente trabalho de Callum Brown se defendeu que, no período final da época vitoriana, se verificou um aprofundamento do sentimento religioso popular, que é considerado como tendo persistido até às mudanças culturais da década de 1960, parece que se pode detectar a mesmoa evolução na Maçonaria. Apesar da sua proclamação de que não exige a crença numa particular religião, desde, pelo menos, a década de 1870 que a Maçonaria Britânica se tormou uma muito efectiva expressão do mais alargado consenso moral, cultural e político em que se alicerçou o Império Britânico. Apesar daqueles que eram não conformistas, fossem anglicanos, judeus ou hindus, havia um forte entendimento do que constituia o comportamento apropriado para um leal súbdito britânico, o qual se alicerçava numa espécie de religiosidade instintiva e discurso moral, que caracterizaram a sociedade britânica até à década de 1960.

(Prossegue-se na divulgação do trabalho do Professor Andrew Prescott, que constituiu a sua lição de despedida do Center for Research in Masonry da Universidade de Sheffield)

Rui Bandeira

02 julho 2007

Exposição IN DEFINITION

No muito especial espaço da Mãe d'Água das Amoreiras, integrado no Museu da Água, vai ser inaugurada na terça-feira, dia 3 de Julho, pelas 19 horas, a exposição IN DEFINITION, de Manuel do Carmo.

O pintor Manuel do Carmo nasceu em 1958 em Lisboa. Estudou arte e pintura no Ar.Co. O seu estilo, absolutamente contemporâneo, não se inscreve em nenhuma escola.

O seu estilo de realismo fantástico está patente na sua arquitectura imaginária, que nos desvenda a história da Humanidade, seus valores e espiritualismo - algo também muito caro aos maçons.

Nos últimos vinte anos, Manuel do Carmo criou inúmeros trabalhos expostos em colecções privadas e públicas e em alguns museus nacionais e internacionais, encontrando-se ainda representado em diversas galerias e em esculturas de arte urbana de Lisboa.

Sobre ele disse a crítica de arte em New York Nancy di Benedetto: A maior homenagem que se lhe deve fazer é a de que o seu trabalho não se insere em escolas ou movimentos predeterminados, a sua obra artística desafia uma categorização e rompe novos territórios na Arte do século XXI.

A exposição IN DEFINITION encontra-se integrada na no programa da Presidência de Portugal da União Europeia. Será seguida por uma outra, do mesmo autor, THE CORRIDOR OF LIFE IN WATER, fazendo ambas parte do projecto IN DEFINITION, sobre a relação entre o ser humano e a água, buscando na inversão a força evolutiva dessa relação. Uma exposição sucede à outra, completando-se mutuamente e dando conceito global e unificado ao projecto.

A 3 de Julho, o público poderá ver a Mãe d'Água como raramente foi vista: a Mãe d'Água das Amoreiras inverte-se, pois, esvaziando o depósito de 5.500 m3 de água, possibilita-se a visita ao seu interior (possibilidade muito raramente disponibilizada ao público), numa simbólica viagem ao que existe preambular à Criação, debaixo do elemento Água - um Hino à Água.

No centro do reservatório, uma enorme esfera simboliza a semente inicial, da qual tudo nasceu.

No dia 12 de Julho, será apresentada a segunda exposição, a segunda parte do projecto. A Mãe d'Água das Amoreiras regressa ao seu posicionamento normal: água em baixo, no reservatório de novo cheio.

Tudo o que estava em baixo vai agora para cima: o terraço da Mãe d'Água enche-se com as fotografias gigantes até então ocultas na Arca de Água e, neste momento, projectadas para o Céu.

Deste modo se completa a alusão hermética, tornando a exposição visível do Céu, para fruição dos passageiros dos aviões que sobrevoam Lisboa!

Esta segunda parte do projecto permanecerá em exposição até 8 de Setembro.

Uma inauguração a não faltar, duas exposições a não perder, quer pelo valor intrínseco da arte de Manuel Carmo, quer pela simbologia que delas se extrai. Quem está em Lisboa, deve ir. Quem não está, pode aproveitar e viajar para Lisboa, de avião, entre 12 de Julho e 8 de Setembro e apreciar duplamente o trabalho de Manuel do Carmo: do ar, através da janela do avião, à chegada a Lisboa e depois no local!

(Este texto foi elaborado com base em elementos informativos fornecidos pela Directora do Museu da Água)

Rui Bandeira