30 abril 2014

Eleição de Grão-Mestre 2014/2016: os candidatos


A eleição do Grão-Mestre da Grande Loja Legal de Portugal/GLRP para o mandato que decorre entre 2014 e 2016 está marcada para o dia do solstício de verão, 21 de junho.

Findo o período de apresentação de candidaturas, apresentaram-se ao escrutínio dois valorosos obreiros, os Irmãos Júlio Meirinhos, Vice Grão-Mestre em funções, e José Manuel Pereira da Silva.  

Num processo eleitoral que decorre de forma tranquila, duas coisas se podem já tomar como certas. 

A primeira é que o próximo Grão-Mestre da GLLP/GLRP será um maçom de alto gabarito, merecedor da confiança de todos os obreiros, qualquer que seja a opção de voto que venham a manifestar. Com efeito, ambos os candidatos dão garantias de competência e capacidade e a Grande Loja ficará bem servida com qualquer deles. É sempre motivo de agrado quando a escolha que se perfila é entre dois elementos capazes, é uma escolha entre dois bons elementos. Obviamente que será necessário escolher, optar, e que, no final, um deles será eleito e o outro não. Mas o que não for eleito certamente ficará a disposição para dar a colaboração que lhe seja pedida e quiçá noutra oportunidade venha a ser escolhido para a função da direção cimeira da Grande Loja. 

A segunda é que o próximo líder máximo da Grande Loja não terá residência principal na zona de Lisboa: Júlio Meirinhos tem a sua residência principal em Bragança (embora tenha uma residência secundária em Lisboa) e Pereira da Silva nas Caldas da Rainha. É algo que, num país com a dimensão e a facilidade de comunicações do nosso, não trará qualquer inconveniente e que permite a comprovação de que são inúteis, aqui como noutras instituições, bacocos regionalismos ou ultrapassados centralismos. As funções devem ser preenchidas pelos que. em cada momento, mais bem capacitados estejam para as exercer, independentemente do ponto do país onde residam.

A Loja Mestre Affonso Domingues convidou os dois candidatos para, pessoalmente ou através de seus representantes, nos darem a satisfação da sua visita numa das próximas sessões da Loja, antes da eleição, para melhor se darem a conhecer, a eles próprios e aos respetivos projetos, para o mandato que se propõem exercer. 

A ambos os candidatos, a Loja Mestre Affonso Domingues formula votos de felicidades e manifesta a sua confiança em que ambos serão iguais a eles próprios no decorrer do período de esclarecimento que decorre até ao dia da eleição.

A  ambos os candidatos a Loja Mestre Affonso Domingues expressa o seu desejo de bem os receber, atentamente os ouvir, fraternalmente os questionar, aplicadamente garantir, como habitualmente, as condições para que todos os seus obreiros e os Irmãos que nos derem o prazer da sua visita se possam esclarecer, num ambiente de fraternidade.

Pessoalmente, ambos os candidatos sabem que por ambos nutro grande consideração e com ambos mantive, mantenho e manterei as melhores relações. Como os demais, efetuarei a minha escolha e só um deles poderá ser escolhido. Mas desde já deixo bem claro que, para mim, a escolha não é de um contra o outro, antes de um agora e porventura o outro depois.  

Ao Júlio e ao José Manuel aqui deixo, a cada um, um triplo e fraternal abraço. Estou certo que aquele que, no final do presente processo eleitoral, vencer exercerá condignamente o ofício de Grão-Mestre e o que não vencer dará a melhor colaboração fraterna ao outro e à GLLP/GLRP.

Rui Bandeira

Sem comentários: