25 janeiro 2014

O Mundo quadrado!

(Fonte: Desconhecida, pesquisa em Google Imagens)

Por vezes esta é a forma como vejo o espaço onde vivemos!
Por vezes esta é a forma como me sinto envolvido pela iMundice em que diariaMente chafurdamos!

Por vezes, algumas vezes, de vez em quando!

Será que o Mundo podia ser menos Quadrado, se fosse gerido e liderado por aqueles, que se dizem, “Eu estou preparado”?
Será que seria melhor se tudo fosse mais Redondo e menos Quadrado?

Será?
Por vezes?
Quadrado?
Redondo?

Será que não estamos a ser Quadrados ao tentar arRedondar aquilo que na verdade deve de ser Quadrado?

Pois é, tantas questões e tão poucas ou nenhumas respostas, e logo num espaço onde se escreve sobre a Maçonaria Universal de uma forma tão brilhante e transparente.

Não deve ser a Maçonaria um espaço de crescimento, aprendizagem e de construção de homens melhores e assim serem capazes de a todo e qualquer instante dar respostas para tudo e mais alguma coisa?

- Se sim e se este é um espaço escrito por Maçons, como pode este Maçon ter tantas questões e tão poucas, ou nenhumas respostas?

Por isso mesmo!

- Exactamente por isso mesmo é que o Maçon não se considera um Homem perfeito, o Maçon é um Homem que trabalha diariamente no caminho da perfeição!

- Exactamente por isso mesmo é que existem tantas e tantas outras questões, sem uma resposta concreta e definida, porque o Maçon sabe que é através deste processo de se questionar, que vai ser levado a encontrar as respostas a todas as suas e mais algumas questões!

- Exactamente por isso mesmo é que o Maçon é, e afirma-se ser, um Homem Livre e de Bons Costumes, porque quando se questiona e busca respostas, fá-lo no uso total da Liberdade de Pensamento e em Plena Consciência, nunca no entanto quebrando a regra, de o fazer, de acordo com os Bons e Antigos Usos e Costumes!

-Exactamente por isso mesmo é que o Maçon não se afirma como Maçon mas é-o Reconhecido como tal, pelos seus iguais (Irmãos)!

- Exactamente por isso mesmo é que hoje vos deixo com todas estas questões e sem respostas, para que, se assim o entenderem, possam também procurar, um pouco mais, por vós próprios sobre o que é ser Maçon!

Exactamente por isso mesmo, hoje, termino este meu texto!
Disse!

Alexandre T.

5 comentários:

Joaquim Almeida Santos disse...

Caro Senhor,
Saúdo-o!
Grato por este texto.
Na minha modesta condição de Aprendiz, continuo - com limitações e dificuldades, persistindo; sendo o mais diligente que me possível - no perscrutar o que é a "Praxis" do Maçon. Tento ser melhor, embora com muito "Godo" na argamassa e ainda com muita falta de habilidade para utilizar a Maceta e o Escopro. Permitam-me que lhes peça para continuarem a aturar-me neste espaço, que me tem sido grato neste objetivo.
Cordiais Cumprimentos,

Anónimo disse...

Estimado Almeida Santos;

A condição de Aprendiz não é uma condição modesta, é ela em si mesmo, uma condição perpétua, para todo aquele que inicia o seu caminho na Luz, ou não fosse por isso mesmo, o Maçon, um Eterno Aprendiz!

TFA.

Jocelino Neto disse...

Caro Alexandre T.

O uso desta "liberdade de pensamento e plena consciência "prevê a possibilidade de se questionarem estes "bons e antigos usos e costumes"?

TFA.

Anónimo disse...

Estimado Jocelino Neto;

A possibilidade de questionar é condição essencial da condição Humana, se não não seríamos o que somos hoje.

Agora questionar e aplicar, ou não, isso já é outro tema, quem sabe se tema para mais um texto, o futuro o dirá.

Aquilo que se questiona e depois se aceita de livre e espontânea vontade deve e tem de ser cumprido, sem que se volte a questionar.

Mas atenção esta é a minha posição e opinião, eu apenas represento as minhas escolhas e opções, no entanto se apelidamos algo de " Bons e antigos Usos e Costumes" e se são Bons, porque temos que os questionar, se já os classificamos?

Aquilo que eu faço é antes de classificar de bom, ou de mau, tenho o cuidado de questionar e me interrogar se aquele bom, ou mau, se enquadra dentro do meu Bom e do meu Mau!

Estimado Jocelino no dia em que o Maçon seja impedido de questionar e de se questionar ele deixa de ser um Homem Livre e de Bons Costumes!

Disse!

TFA.

Jocelino Neto disse...

Caro Alexandre T,

Inicialmente agradeço-lhe por sua atenção para com uma questão que pode ser interpretada como por demais pueril.

Considero o pensamento que versa: As regras servem aos seres e não os seres às regras (me furtando de realizar qualquer citação direta a contextos que possam direcionar o olhar para fora do tema principal).

Evidentemente que ao significarmos algo, está implicito nosso entendimento. Mas e quando o processo de classificação não foi por nossa razão definido? Aceitamos para que sejamos aceitos?

Estas questões me levam a outras. Existem regras atemporais? Indissociáveis do contexto socio-político-econômico para qual foram construídas? E se o bom uso, o bom costume, já não for praticável neste tempo de agora? Não mereceria ser atualizado? Esta cristalização preserva-o, garantindo sua identidade, frente a "inovação danosa"?

Concomitantemente a estas dúvidas, relembro uma série (muitíssimo bem construída por sinal) de autoria do Paulo M. que tratava com um olhar "aperfeiçoado" as "old charges".

Exemplifico esta lembrança com o link abaixo lhes sugerindo que leiam os bons comentários. Dentre estes destaco o último que revela um certo alento, o qual considero fruto da abordagem utilizada pelo estimado I.´. supracitado.

http://a-partir-pedra.blogspot.com.br/2010/12/imperfeicao-e-as-old-charges-ii.html

Um T.´.F.´.A.´.