28 abril 2009

Pergunta - Resposta versão 2009

Os tempos vão dificeis. Há muita coisa de ambito maçónico para fazer nos próximos dias, e de algumas aqui daremos noticia, quando for oportuno.

Como as coisas não se fazem sózinhas e o dia continua a ter apenas 24 horas, mesmo para os Maçons, tem sobrado muito pouco para a criação de inéditos para publicação.

Entendo que os leitores estejam um pouco tristes, se sintam "abandonados", mas também por outro lado têm tido a oportunidade de ler alguns textos de autores convidados que são inegavelmente de boa qualidade.

Como especie de compensação e aproveitando a sugestão de um dos leitores mais assiduos deste espaço reabro o tema de perguntas e respostas.

À semelhança do que ja fiz no passado tentarei dentro dos meus conhecimentos responder às perguntas que forem colocadas.

O processo é similar ao que já ocorreu, os leitores colocam as suas questões na caixa de comentário ou por mail, e eu farei por responder em Posts colocados para o efeito.
Todavia, e como Maçon prevenido vale por dois, desta vez haverá condições. Só serão respondidas questões que achar dignas de resposta. Ou seja provocações e abertura de polémicas desnecessárias serão simplesmente ignoradas.

Por outro lado, agradeço que as questões sejam precisas e concisas, pois como disse o tempo é pouco e não será possivel estar a ler "testamentos" com "links" etc.

Fico a aguardar o vosso eventual interesse.


José Ruah

4 comentários:

Marco Moreyra disse...

REPÚBLICA OU MONARQUIA? Qual das correntes políticas é a mais "filo-maçonica"?

Olhando para os exemplos dos EUA e do Reino Unido, podemos dizer que, eventualmente, não existem diferenças no modo como a Monarquia e a República olham a Maçonaria. Inclusivé desde a fundação dos EUA os founding-fathers estiveram ligados à maçonaria e desde os primórdios da mesma a Casa Real Britânica tem tido variados mestres maçons nas sua fileiras.

Mas à excepção destes dois exemplos, o que dizer dos restantes países...?

jpa disse...

Sendo a Loja formada por irmãos com diferentes formações e interesses, não leva a que uns fiquem aquém do trabalho em loja, i.e. não atinjam os objectivos, e outros achem os objectivos curtos, i.e. pouco para eles.
E se tal acontece, não pode levar ao abandono quer de uns quer de outros?

Cumprimentos
JPA

Nuno Raimundo disse...

Boas...

A minha questão divide-se em duas que podem ( se possível tb ser respondidas de forma independente)e vai mais no sentido de comentário a um livro recente que aborda a adesão de Oliveira Salazar à Maçonaria.
Não sei se o painel tem conhecimento do livro ou se até mesmo o leu inclusívé.
O livro é de Costa Pimenta, Ed. Bertrand, e tem pelo título "Salazar Maçon".

Como o mesmo aborda um português que como todos sabemos era hostil a tudo o que fosse sociedade secreta/discreta, gostava de conhecer a opinião do painel sobre a referida personalidade, não em termos politicos (cada um é livre de ser partidário do partido que lhe aprouver), mas no sentido maçónico.

E a segunda parte da questão é;
Como o livro não fala somente de Salazar, mas como expõe também partes de ritos e principalmente palavras sagradas, passe, toques, etc etc do REAA.
Qual a opinião do painel em relação a este tipo de livros que expões a Maçonaria de forma tão aberta.

Espero não ter sido demasiado longo, mas como vou ler o livro referido, gostava de conhecer a opinião e critica de quem faz parte da Ordem.

abr...prof...

Jose Ruah disse...

@ Marco ; JPA ; Nuno
Responderei pela ordem das perguntas, começando eventualmente amanhã ou na segunda feira.

No entanto à questão do Nuno adianto desde já que não li o livro mencionado, pelo que nao sei o seu conteudo, tendo duvidas que o leia nos proximos tempos.