20 novembro 2008

Cooperação Maçonaria - Igreja Católica: um bom exemplo

Li, já há alguns dias, no jornal on line Página 20, de Rio Branco, Brasil, uma notícia que entendo merecer comentário. Não interessa particularmente a sua atualidade - por isso a guardei e reservei para oportuna referência mais tarde -, mas sim o significado do que nela se relata.

Em síntese, refere a notícia em causa que a loja maçónica Fraternidade e Trabalho, de Sena Madureira, Estado do Acre, Brasil, efetuou um donativo destinado à construção de uma área de lazer para os internados na Fazenda Esperança, uma instituição de recuperação de toxicodependentes da mesma cidade.

Assim resumida, esta notícia não tem nada de especial: a disponibilização de meios para entidades de apoio social é uma maneira corrente e habitual de os maçons exercerem o seu dever de solidariedade. O que me chamou a atenção foram dois aspetos constantes no desenvolvimento da notícia.

O primeiro é que a Fazenda Esperança é uma instituição de recuperação de toxicodependentes administrada pela Igreja Católica de Sena Madureira e a cerimónia de assinatura do protocolo celebrado entre as duas instituições, para a construção da dita área de lazer, contou com a presença do pároco local.

Quando ainda se tem presente o pretenso conflito entre Maçonaria e Igreja Católica, com decisões papais e da Congregação para a Doutrina da Fé, é reconfortante saber-se que, a nível local, elementos das duas instituições sabem cooperar na ajuda a quem necessita. O que vem relatado nesta notícia é um bom exemplo de como Maçonaria e e Religião Católica (ou qualquer outra) não são incompatíveis, nem as instituições respetivas se devem comportar como adversárias ou oponentes. Cada uma das instituições tem o seu múnus, não deve interferir negativamente com a outra e, pelo contrário, a sua cooperação em benefício de quem necessita dos esforços de ação social de uma e outra só dignificam ambas.

O segundo aspeto que me chamou a atenção foi a destacada referência que é feita na notícia à importância na celebração da parceria que teve a intervenção do juiz da comarca, maçon e coordenador local da comissão de finanças para as obras sociais da maçonaria.

Magistratura, Igreja, Maçonaria, todos cooperando em favor de quem necessita! Que o bom exemplo frutifique!

Rui Bandeira

2 comentários:

José Carlos Soares disse...

Apetece-me parafrasear: "Quem tem medo de Virginia Wolf", que é como quem diz: quem tem ainda hoje medo da maçonaria?

Aguinaldo Oliveira disse...

Prezado Rui: Em tempos de concorrencia, mal avisados combatem até quem não concorre. É por isso que alguns religiosos nos combatem. Mas bastaria ler o salmo 133. Afinal, independentemente de religião ou filosofia, todos somos humanos e podemos trabalhar juntos por objetivos comuns.

Aguinaldo