20 maio 2008

Transição

Os antigos Veneráveis Mestres, quando não tenham ofícios atribuídos, devem manter-se disponíveis para assegurar substituições de Oficiais do Quadro, sempre que tal se torne necessário, por impedimento de qualquer destes.

Durante parte deste ano maçónico, coube-me a responsabilidade de assegurar, em substituição do Oficial titular, o ofício de Mestre de Cerimónias. Com efeito, o Oficial titular, praticamente logo depois de ter sido investido nas suas funções, viu-se, por razões pessoais que entendeu ponderosas, na necessidade de comunicar ao Venerável Mestre que iria adormecer, isto é, suspender a sua actividade maçónica.


O adormecimento de um maçon é algo que, por razões pessoais, profissionais ou outras, pode sempre ocorrer e é visto e aceite com naturalidade pela Loja. Se as circunstâncias obrigam um Irmão a suspender a sua actividade maçónica, o que deve fazer é comunicar esse facto e informar da sua suspensão de actividade. Assim, não estando em falta e, pelo contrário, estando em dia com todas as suas obrigações, receberá o seu atestado de quite, isto é, o documento que comprova que suspendeu a sua actividade na Loja com todas as suas obrigações cumpridas, e, mais tarde, quando as circunstâncias o permitirem e o desejar, poderá, sem reservas ou problemas, retomar a sua actividade maçónica, na mesma ou em outra Loja.

Pese embora a naturalidade da situação, o adormecimento do Mestre de Cerimónias em exercício colocou um problema que, não sendo particularmente grave ou difícil, necessitava de ser resolvido com alguma ponderação e cuidado. É que, como mencionei em texto recente, o maçon que assegura o ofício de mestre de Cerimónias está, presentemente, a meio da “linha de sucessão” para o exercício do ofício de Venerável Mestre. Ainda por cima, foi no corrente ano maçónico que o actual Venerável Mestre assim o decidiu, na sequência de pareceres nesse sentido de vários antigos Veneráveis e com a consensual aceitação de toda a oficina. Ter de acorrer a um imponderável no primeiro ano de introdução de uma mudança é sempre delicado...

A solução encontrada foi, no meu entender feliz: foi escolhido para Mestre de Cerimónias um Mestre das Colunas, que exercerá o ofício não só durante a parte restante do presente ano maçónico como no próximo. Com isso, limitou-se o efeito de ultrapassagens indesejadas. É que, atrás do Mestre de Cerimónias, na “linha de sucessão”, estão o Secretário e o Tesoureiro. Sucede, porém que o actual Secretário é já um Mestre com alguma antiguidade, que já exerceu o ofício de Mestre de Cerimónias, quando o mesmo não estava integrado na “linha de sucessão. Em relação a ele, não há a necessidade de exercer um ofício que já exerceu e poderá assim passar adiante. Quanto ao Tesoureiro, é da mesma “colheita” do Mestre agora escolhido para Mestre de Cerimónias, pelo que seguir-se um ao outro ou o outro ao um no exercício dos ofícios é relativamente indiferente.

Em suma, rapidamente a solução foi encontrada. Mas, não sei se por aguardar ainda que o maçom que adormeceu pudesse ultrapassar a contento e com brevidade os motivos do seu adormecimento, se por querer dar tempo ao Irmão escolhido para o substituir para se ambientar à função, o Venerável Mestre retardou algumas sessões a efectiva investidura do novo Mestre de Cerimónias. Portanto, durante algumas sessões, fui eu que assegurei em substituição o exercício do ofício, estando nas colunas aquele que já sabia que ia iniciar funções naquele ofício.

Esta situação gerou uma cumplicidade entre ambos. O meu Irmão das colunas observava com atenção o que eu fazia, preparando-se para ele próprio o ir fazer. Eu exercia a função, sabendo que, além de o dever fazer adequadamente, convinha fazê-lo de forma particularmente clara para quem especialmente me observava. Um gesto mais marcado aqui, uma troca de olhares enfática ali, uma acção executada tendo o cuidado de me posicionar de forma a que a mesma fosse claramente vista por aquele Irmão acolá e, sem palavras, sem necessidade de grandes explicações, fiz o melhor que pude, para que o meu Irmão agora possa fazer melhor que eu.

Cada Mestre de Cerimónias tem o seu estilo. Mas esse estilo é tributário do que se aprende com os anteriores. O actual Mestre de Cerimónias titular já está no exercício do ofício desde há algumas sessões. Tem o seu estilo próprio – e é bom! Mas, olhando com atenção, algo dele tem a ver com o meu...

Estou orgulhoso!

Rui Bandeira

Sem comentários: