06 maio 2008

A tigela e o exemplo


Ontem, afazeres profissionais impediram-me de publicar aqui no blogue. Um julgamento no Tribunal Arbitral prolongou-se de manhã até à noite. Mas há males que vêm por bem...

Hoje, na minha caixa de correio tinha uma mensagem de um leitor do blogue que, muito oportunamente, me enviou um vídeo que pontua e complementa com precisão o texto A tigela de madeira. Este texto, na versão em que circula na Rede, procura unicamente chamar a atenção para o tratamento que se deve dar aos nossos maiores. A intervenção da criança é simplesmente o catalisador que desperta a consciência dos adultos que desconsideravam o idoso, levando-os ao arrependimento e ao atalhar de atitudes que conduz ao final feliz e harmonioso.

Eu optei por deixar a reacção à frase da criança à imaginação do leitor, parando o texto no seu ponto mais forte, e por acentuar, não apenas o dever de bem tratar os nossos ascendentes, mas também - quiçá sobretudo - o facto de os nossos actos constituírem um exemplo para os nossos filhos. As nossas escolhas, as nossas atitudes em relação aos nossos maiores reflectem-se não só perante estes mas também perante aqueles que temos o dever de educar. O leitor que me enviou este vídeo interpretou na perfeição a minha intenção. O vídeo complementa e ilustra com muito a propósito a mensagem que pretendi transmitir.

Não tenhamos ilusões: muito do que os nossos filhos são e serão resulta do que nos vêem fazer, não do que lhes dizemos que deve ser feito...

Portanto, e repetindo as legendas finais do vídeo, não se esqueçam: As crianças vêem. As crianças fazem. Torna a tua influência positiva.



Rui Bandeira

Sem comentários: