11 abril 2008

O principal na vida


Mais um texto merecedor de meditação, que recebi por correio electrónico, cujo autor desconheço e que, como habitualmente, adapto para aqui publicar.

Conta a lenda que certa mulher pobre, com uma criança ao colo, ao passar pela entrada de uma caverna, ouviu, vinda do interior desta, uma voz misteriosa, que lhe disse:

- Entra e leva tudo o que desejares. Tens cinco minutos. Mas não te esqueças do principal! E lembra-te de uma coisa: depois de saíres, a entrada da caverna fechar-se-á para sempre.

A mulher entrou na caverna e encontrou muitas riquezas. Fascinada pelo ouro e pelas jóias, pôs a criança no chão e, ansiosamente, começou a juntar tudo o que podia no seu avental.

Daí a pouco, ouviu de novo a misteriosa voz:

- Já só tens um minuto.

Num frenesim, procurando garantir que conseguia levar o que fosse mais valioso, a mulher, carregada de ouro e pedras preciosas, correu para fora da caverna. De imediato, a entrada desta fechou-se. Nada permitia ver que ali antes se encontrara uma caverna. Já só se via um maciço de pedra.

Só então a mulher se lembrou que deixara a criança no interior da caverna, fechada para sempre!

Também, às vezes, connosco acontece esquecermo-nos do essencial. Não necessariamente toldados pela cobiça ou ganância, mas afectados pelo trabalho, pelos deveres, pelas preocupações, também pelos nossos anseios e projectos.

Devemos ter sempre presente que, esteja em causa o que estiver, o principal na vida são sempre os valores morais e espirituais, a família, os amigos, enfim, o que dá significado à Vida. Não nos esqueçamos que o nosso tempo neste Mundo passa mais rapidamente do que gostamos de pensar. Não é à toa que o Povo diz que "esta vida são dois dias"... E o fim da vida chega, muitas vezes, inesperadamente. Quando esse momento chegar e passarmos adiante, a passagem que franquearmos inexoravelmente se fechará atrás de nós, para sempre, sem apelo nem agravo. Não nos esqueçamos nunca, pois, do principal da vida enquanto a vivemos!

O Criador criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos. Não amemos as coisas e usemos as pessoas! Não nos esqueçamos nunca do principal da Vida.

De entre os Valores que devemos preservar, avultam os da solidariedade. Neste blogue, a solidariedade é, presentemente, convocada em favor da Inês. Não se esqueça do principal da vida e não olhe para o infinito nem assobie para o lado! Na medida do que puder e quiser, dê uma ajuda e um donativo para auxiliar a sua família a suportar as despesas inerentes a um transplante de fígado em Cuba, indispensável para atalhar o envenenamento por cobre de que a Inês padece, devido à doença de Wilson. Veja aqui como o fazer.

E, amanhã de manhã, sábado, 12, junte o útil ao agradável: vá dar sangue! Esteja onde estiver, não muito longe há um serviço que de bom grado receberá a sua dádiva. Se estiver não demasiado longe, junte-se à acção de dádivas de sangue que a Loja Mestre Affonso Domingues, os Escoteiros da Pontinha e a Fundação Angelina e Aristides Sousa Mendes conjuntamente organizam na Escola Mello Falcão, na Pontinha. Não se esqueça do principal da vida: solidariedade e convívio! Esperamos por si!

Rui Bandeira

Sem comentários: