05 abril 2007

Medula Ossea


A medula ossea, ou melhor a sua dação, tem sido tema ao qual este blog tem vindo a dar alguma atenção.

Foi com satisfação que li o relatório de actividades do CEDACE para o ano de 2006.


Nele estão bem expressos os progressos deste ano e que não se reduziram a aumentar o numero de inscritos em mais 20000 dadores, mas também em aumentar substancialmente a qualidade de informação genética destes ou seja passaram de 65% para 87% os dadores totalmente analisados.


O numero de consultas nacionais e estrangeiras ao registo aumentou, bem como o numero de activações ( activação sendo o contacto para testes mais profundos após uma possibilidade de existencia de compatibilidade) e de consultas gerais ao registo.


Ser dador de medula , ou pelo menos estar inscrito no registo, é um processo simples e indolor. Provavelmente nunca ocorrerá a necessidade de ser "activado" mas se isso acontecer então o dador estará a dar ao doente uma probabilidade de cura.


Por isso se está a ler este post e não é dador de medula, consulte o site do CEDACE veja o que tem que fazer e FAÇA-O.


Faça-o de forma consciente e não emotiva. A diferença é que na emoção do caso conhecido as pessoas inscrevem-se mas depois quando chamados se chamados desistem. Dando este passo de forma racional estara a assumir um compromisso para consigo mas essencialmente para com quem precisa.


A todos os que a celebram, independentemente da forma como o fazem, uma boa Pascoa. Aos que não celebram bom feriado e fim de semana.


JoseSR

Sem comentários: