05 abril 2007

Dadores Sangue

Estão de parabéns, uma vez mais, o Grupo de Escoteiros nº 19 , pela número alcançado de dádivas no sábado passado na escola EB1 Mello Falcão na Pontinha.


Quando cheguei pela manhã e conversando com a equipa do IPS (Instituto Português do Sangue), e falando de um número que seria aceitável para considerar a iniciativa um sucesso, apontavam que se tivessemos acima das 20 dádivas seria muito bom. Estiveram presentes 30 dadores!
Poderemos considerar que foi uma excelente iniciativa, com o aparecimento de dadores que o faziam pela primeira vez.
Esses, em princípio, passam a ser potenciais dadores frequentes, o que alegra sempre quem anda nestas andanças.

Caminhamos no bom sentido, e este tipo de iniciativas que conseguem arregimentar novos dadores merecem forte apoio, pois desse modo se consegue que os problemas de falta de sangue venham a ser ultrapassados.

Uma curiosidade, sou dador a cerca de 10 anos e o meu número de dador situa-se na casa dos 72.000 e reparei que alguns jovens que estiveram presentes os seus cartões tinham os números na ordem dos 220.000, o que representa um excelente crescimento no número de dadores.
Segundo alguns dados Portugal está quase a ser autosuficiente em glóbulos vermelhos.

No entanto, é muito importante este tipo de iniciativas, pois são estas organizações de dadores que permitem através das campanhas levar a que o dador seja mais regular nas dádivas. A verdade é que existem muitos dadores que não tem o hábito de o fazer com regularidade e alguns só o fazem quando alguem lhes pede. Dai ser importante o papel destas organizações a fomentar essa regularidade.
Por isso, julgo ser importante que o Grupo de Dadores de Sangue Mestre Affonso Domingues promova varias iniciativas anualmente e fomente e apoie outras organizações que o façam. O importante é cada vez mais se alcançar um maior número de dádivas e de dadores. Esse é o principal objectivo.

Por isso, caro dador, se ainda não fez a sua dádiva, e já passou cerca de 3/4 meses desde a última dádiva que espera? Dirija-se ao IPS ou a um hospital e estique o seu braço!

Bem hajam

PauloFR

1 comentário:

Nuno Raimundo disse...

BoAs...
Sou dador (apesar de já não o fazer á algumtempo por motivos de saude), terei todo o gosto (quando o puder fazer)em participar nas vossas campanhas, pois "DAR SANGUE É DAR VIDA"...
aBRAÇOS pROFANOS