25 janeiro 2007

Dos Voos

Com o devido respeito e vénia, permite-me trazer uma subtil mas importante noção que te permitirá corrigir o azimute, e assim acertares melhor na Abetarda.
O Terrorismo não é a transposição para a malha urbana da guerra de guerrilha. Essa é a noção que os terroristas gostariam que fosse.
A guerra de guerrilha, de facto antiga como o Matusalem ou mesmo mais, é uma forma de guerra combatida por forças militares regulares ou para-regulares, contra forças militares regulares ou para-regulares.
A Guerrilha é uma táctica de guerra usada por forças de numero inferior, mas de versatilidade e mobilidade superior, para combater exercitos convencionais. Uma especie de Toca e Foge. Todavia os alvos são sempre ( ou tendencialmente sempre) militares.Nas Guerras há sempre vitimas civis, mas não são elas os alvos primários.
O Terrorismo não é uma táctica de guerra, é uma forma de intimidaçao através do assassinato indiscriminado de civis em que estes são os alvos primários.
Se a táctica de guerrilha é ja muito dificil de combater, e pela historia podemos já entender que salvo raras excepçoes, nunca um exercito regular ganhou a um exercito que usa a guerrilha, o terrorismo é muito mais dificil de combater, porque não tem estruturas visiveis. Porque nao precisa de grandes meios.
Um pouco de Adubo ( Nitrato) e mais umas coisitas que se compram no supermercado e é possivel fazer cair um prédio.
Por isso digo que o terrorismo é um fenomemo novo para o Mundo Ocidental. Fenomeno novo porque adquiriu uma dimensão mundial. Ontem mesmo por ameaças de atentado o aeroporto de Edimburgo na Escocia esteve fechado durante umas horas.
Bem ou mal a CIA tenta combater o terrorismo, e de facto ao acordarem tarde poderão a estar a cometer alguns erros de principiante, mas tentam. Acho que é obrigaçao de todos nós combater o terrorismo, e se não podemos faze-lo activamente pelo menos tenhamos o tino de nao criticar quem o está a fazer por nós. Sendo que neste caso estão também envolvidos outros Serviços Secretos e muitos governantes.

JoseSR

PS: Olha lá e isso da Abetarda ficará bom com trimolletes ?

Sem comentários: