03 novembro 2006

QUEREMOS MAIS SANGUE!!!

Não, não é nenhum apelo à violência, pelo contrário!


Como se pode ver pela simpática imagem aqui ao lado, a ideia é efectuar mais uma acção de doação de sangue.

Como de costume, não se esqueçam que não custa nada, não paga imposto nem taxa moderadora e contribui para salvar vidas!

Façam o favor de reservar JÁ na vossa agenda a manhã de sábado, dia 11 de Novembro. Entre as 9 e as 12,30 horas, lá vos esperamos, como habitualmente nas instalações do Instituto Português de Sangue, no Parque da Saúde, Av. do Brasil, Lisboa.

Quem já deu, já sabe que por mero e automático efeito da sua doação de sangue, fica incluído no Grupo de Dadores de Sangue Mestre Affonso Domingues (basta ter o cuidado de mencionar pretender essa inclusão no preenchimento da sua ficha) e, assim, imediatamente beneficiário, para si e sua família dos depósitos de sangue que todos os membros do grupo vêm fazendo.

Quem ainda não deu, fica a saber e vai dar!

Quem já deu uma vez e der pela segunda vez em menos de um ano, vai receber em casa um elegante cartão de dador de sangue, emitido pelo IPS, com o respectivo grupo sanguíneo inscrito. Para além disso, fica oficialmente autorizado a usar no peito um emblema com a frase "Eu não pago taxas moderadoras!" ou, se preferir a nova versão, disponível a partir de 2007, pode optar pela frase "Ó Campos, eu não pago taxas por operações nem internamentos!". Como vêem, cá connosco é só mimos!

Em tom (um pouco) mais sério, convém lembrar que esta acção NÃO É RESTRITA a membros da Loja Mestre Affonso Domingues, nem sequer a maçons. TODOS são bem-vindos! O que importa é recolher dádivas de sangue, que muita falta faz! Assim, os caros visitantes do blogue que quiserem aparecer e contribuir estendendo os respectivos bracinhos à simpática agulhinha dos não menos simpáticos enfermeiros e enfermeiras do IPS, não se acanhem e apareçam! Como bónus, ainda têm oportunidade de conhecer uns quantos indivíduos, tidos por misteriosos, que costumam chamar-se reciprocamente por "Irmãos" - só não vão ver é os famosos aventais, que nós, nestas coisas, costumamos andar à civil...

Todas as pessoas saudáveis e sem comportamentos de risco, entre os 18 e os 60 anos, podem dar sangue, SEM QUALQUER PREJUÍZO PARA A SAÚDE. Aliás, previamente à doação, cada pessoa beneficia de uma consulta médica e faz uma análise rápida ao nível de hemoglobina e, à mínima dúvida de que a doação possa causar qualquer problema ou risco, é o próprio médico do IPS que declara não dever ocorrer a doação.

Assim, no sábado 11 de Novembro esperamos o vosso SANGUE!!!

ATENÇÃO: ao contrário do que muitos pensam, NÃO É NECESSÁRIO, NEM SEQUER ACONSELHÁVEL, ir em jejum. Deve-se apenas ter o cuidado de não consumir gorduras nem álcool nas horas anteriores à doação. Portanto, já sabem: tomem o leitinho e comam um pãozinho (sem manteiga...) ao pequeno almoço, para evitar quebras de tensão...

UMA ÚLTIMA NOTA: a fim de evitar grandes esperas, seria conveniente que se tivesse antecipadamente (até dia 8) uma noção do número de dadores que vão comparecer, para, em caso de necessidade, o IPS reforçar a sua equipa. Para o efeito, os membros da Loja devem avisar o Venerável Mestre de quantas pessoas do seu círculo familiar e social vão comparecer. Os caros visitantes deste blogue que nos quiserem dar o gosto da sua presença e solidariedade, podem fazer o favor de avisar para o endereço de correio electrónico bandeira.rui@gmail.com.

Para acabar em beleza: é importante que venham e que avisem! Este ano esmerámo-nos a negociar com o IPS e, se conseguirmos garantir, até ao dia 8, um mínimo de 100 doações naquela manhã, temos direito a TRATAMENTO VIP . Qual é ele? Não digo, mas só para terem uma ideia, quando o tratamento é VIP, o reforço de enfermeiras é particularmente cuidado. Ora vejam lá:
























E, para não haver injustas acusações de machismo, meninas e senhoras dadoras, o tratamento VIP, se a ele tivermos direito, também abrange especial cuidado no reforço de enfermeiros, como também podem ver...

Rui Bandeira

Sem comentários: