03 novembro 2006

O MUSEU DO SILVA




Alguma vez ouviram falar no “Val Pequeno” ?
Pois é um lugar no concelho da Amadora, freguesia de S. Brás, à beira da estrada de ligação Pontinha-Caneças que separa os concelhos de Odivelas para um lado e Amadora para outro.
Val Pequeno calhou do lado da Amadora !
Ora bem... Val Pequeno vem à conversa porque quem segue estrada fora, se mantiver alguma atenção aos letreiros (mais que muitos), verá uma placa surpreendente, indicando o “Museu do Silva” !
Assim tal qual, “Museu do Silva”.

Fui até lá com a dúvida existencial que me acompanha desde que o AJJ se referiu ao Sr. Silva, na expectativa de que, finalmente havia descoberto o Silva...
Não foi assim, não acredito que seja este o tal Silva do AJJ.

O Museu do Silva é um espectacular repositório de recordações de um Casal que tendo nascido em Jales, Trás-os-Montes, trouxe para a grande cidade as recordações de infância e do tempo de trabalho no campo e nas minas, que sendo as suas recordações são simultâneamente parte da história do povo português, profundo como alguém costuma dizer de tudo o que não se refira a Lisboa ou Porto.

Albano Teixeira da Silva tem investido todo o tempo que lhe resta para além do emprego diário para alimentar a arte extraordinária de miniaturista, que “nocturnamente” desenvolve na sua mini-oficina ao canto do museu (50 m2 de arte das miniaturas), construindo as peças, os ambientes, os edifícios que marcaram a sua memória da vida em Jales.
Os moínhos, as máquinas de tratamento do centeio, do algodão, as minas de ouro, a escola onde aprenderam a ler, os animais que ajudaram ao trabalho na terra, fontanários, a igreja, a casa da tia,... os pormenores da vida da aldeia, a que existiu e a que ainda resiste.


Aconselho vivamente a visita.
Vão ver que vale a pena ser recebido pelo artista, Sr. Silva, ou pela esposa, companheira das recordações e da conservação deste museu da vida.
A visita ao museu, que é gratuita, é a única paga que o casal recebe pela disponibilização deste espaço de cultura a quem se lhes apresenta à porta.
Porque de resto tudo corre por conta dos próprios, sem subsídios, sem rendas, sem bilhetes de entrada.

Rua do Casal de Branco, 39
Casal da Mira - S. Brás
Tel. 214 939 330

Sábado e Domingo está aberto todo o dia.
Durante a semana convém marcar.

JPSetúbal

1 comentário:

Rui Bandeira disse...

As pérolas, quando se encontram, devem ser partilhadas.
Que tal preparar a organização de uma visita guiada ao Museu do Silva, aberta aos membros da Loja, respectivas famólias e visitantes do blogue?