08 agosto 2006

O alfaiate no Luxemburgo


Hoje almocei no Cortiço, na antiga Rua Nova, em Viseu.
O Cortiço é daqueles (poucos, muito poucos) restaurantes que, se os inspectores do Guia Michelin não fossem de uma snobeira inaturável, tinha direito, pelo menos, a duas estrelas no dito guia. Na minha classificação privada, encontra-se no grupo do topo, que intitulo de "vale um desvio de 100 Km ou mais".
Mas não é do Cortiço (nem dos rojões ou das feijocas com todos que mais do que satisfizeram o frugal apetite meu e da minha família - roam-se de inveja, vá lá...) que hoje quero escrever. É do casal da mesa ao lado.
Ambos cinquentões bem a caminho das seis décadas, manifestamente de férias (como eu e os meus), com a simplicidade de modos e de postura que caracteriza as gentes de trabalho. Emigrantes na visita anual ao torrão. Ela, com recente batalha contra mal ruim, visível no lenço que lhe cobria a cabeça e escondia as sequelas do duro tratamento. Simpática, como ele. Ele, mais falador.
O almoço ia já descansadamente longo em ambas as mesas, como convém ao sereno consumo de vitualhas de qualidade. Os arrancos da fome estavam já saciados e o bem-estar daí decorrente convidava já à cavaqueira. O pretexto foi o vinho da casa (de estalo - quem disse que não há excelentes Dãos? É só encontrá-los...). Breve conciliábulo com fácil acordo sobre as virtudes do néctar e, com simplicidade, logo ele nos vai dando conta da sua vida.
Alfaiate no Luxemburgo. Trabalhou para um patrão 15 anos, depois de este se reformar abriu negócio por conta própria e não se tem dado mal. Faz fatos por medida, mas a base do seu negócio é a confecção de fardas para a companhia de aviação do Luxemburgo e para a polícia local. Já sabem, os flics do Grão-Ducado vestem portuga...
No desenrolar da conversa, vai contando que só usa tecidos ingleses ou italianos, que são os melhores (na Áustria parece que também já fabricam material bom, mas ele ainda não testou...), que também tem um pronto-a-vestir e... que tudo o que aí vende É FABRICADO EM PORTUGAL.
Não por ele ser daqui oriundo, mas por ser - de longe, disse ele - o que é confeccionado com melhor qualidade e ao melhor preço. Compra ele e compra muita marca de alto gabarito e igualmente altos preços.
Conclusão? Já sabíamos que o português fora do País tem produtividade e qualidade. Agora este companheiro de refeição, do alto da sua simples bonomia veio-me informar que também no nosso País se produz em qualidade e com produtividade que permite preços concorrenciais. Porventura o que nos faltará é desenvolver e projectar marcas associadas internacionalmente a Qualidade e que projectem a produção portuguesa com base nessa noção.
Não será já tempo de deixarmos a nossa ancestral choraminguice e o nosso atávico fatalismo pessimista e de prosseguirmos na senda do trabalho com qualidade e - já agora - exibindo e publicitando essa qualidade?
O alfaiate no Luxemburgo, na sua simplicidade, não parece ter quaisquer dúvidas...
Rui Bandeira

Sem comentários: