05 julho 2006

Portugal - França


Estamos a poucas centenas de minutos do Portugal-França e anda toda a gente nervosíssima por causa das tradições e das estatísticas.
Segundo dizem Portugal nunca ganha à França quando é a sério, mas isto revela um tão grande quanto imperdoàvel desconhecimento da história.
Borrifando-se para as tradições mal encaradas do futebol, os meus vizinhos da frente já têm o assador em plenas chamas para a comemoração habitual nos dias de jogo.
Umas “bjecas”, febras e sardinhas que acabam com “streap” e excursão pelas ruas de Odivelas, em cortejo generalizado, entupindo mas alegrando tudo e todos.
E que se trame a tradição (!) porque quem ganha somos “nós”.
E eles sabem que a tradição não é o que dizem porque se as estatísticas forem, de facto, ao início das competições temos que Portugal até leva vantagem sobre as selecções francesas.
Por exemplo, ninguém considera naquelas estatísticas as vitórias consecutivas (por “muitos a zero”) que tivemos quando a selecção francesa era treinada por um tal de Napoleão !
Meus amigos, foi cada tareia que até foram de lado.
E depois dizem que os franceses têm mau feitio... , pois pudera, e se fosse ao contrário ? Vocês também diram bem deles ? Diriam ?
Ah, gostava de ver.
Bem sei que na época tinhamos treinado imenso, vencendo consecutivas Taças Ibéricas (a Taça Latina da época !), das quais a mais famosa foi ganha também pelos “putos”, que tal como os de agora também lá tinham as namoradas, e formaram uma ala própria que tratou das aberturas laterais em Aljubarrota deixando o centro do terreno ao cuidado da “Padeira”, que meteu golos que foi uma festa (o coitado do Pauleta não lhe chega aos calcanhares !).
Por agora, é esperar para ver, porque a história ensina que afinal “NÓS SOMOS OS MÁIORES, CARAGO...”
E se logo os meus vizinhos tornarem a entupir Odivelas, pois que entupam bem, porque é bom sinal.
O “Galo de Barcelos” não há-de ficar em poleiro inferior ao “Galo Francês” !

JPSetúbal

1 comentário:

Rui Bandeira disse...

E não é que o Galo francês era capão...
Filho duma galinha !...