09 julho 2006

Coisas do dia 8 de Julho de 2006


Trago notícias da nossa campanha de dádiva de sangue.
Já fizemos melhor mas não foi mal, tendo aparecido 12 dadores disponiveis e participantes com o que a humanidade tem de melhor que é a solidariedade, o sentido fraterno que explica a vida e a humanidade ela mesmo.



Ora bem, o Mundial de Futebol chegou ao fim.
É verdade, chegou ao fim hoje, dia 8, embora àmanhã dia 9 ainda haja um jogo. Mas é coisa de somenos, apenas a final, nada de importante então...

Finalmente Portugal fez um grande jogo !
Infelizmente perdeu, mas isso não impede que eu tenha esta opinião. Portugal fez um belo jogo de futebol, nada comparado com as exibições anteriores nas quais saiu vencedor.
Este facto serve evidentemente para dar razão ao seleccionador, é preciso ganhar, o jogar bonito fica pr’a semana... A estatística do jogo dá 57% de posse de bola para Portugal e 43% para a Alemanha, enquanto que a estatística referente à posse de golos dá 75% para a Alemanha e apenas 25% para Portugal.
A opinião do nosso seleccionador é mandatória “a eficácia foi o segredo deste jogo...”


Como aconteceu em todo o Campeonato, a equipa portuguesa tornou a entrar em campo só com 10 jogadores.
Creio que foi uma vantagem que o Scolari entendeu oferecer a todos os nossos competidores, assim como os putos que “dão 2 de avanço”, também Scolari quis fazer o mesmo, excepto no jogo com a França em que excepcionalmente Portugal entrou só com 9 jogadores para jogar à bola !
Tenho a certeza que se tivessemos entrado de igual para igual com os nossos competidores, o Campeonato só terminaria àmanhã porque teriamos ganho também à França.
De facto não entendo porque é que Scolari nunca jogou com um ponta de lança, excepto nos 15 minutos finais com a Alemanha, e porque carga de água com a França ainda retirou um homem do meio campo, o que corrigiu contra a Alemanha pondo o Deco a jogar à bola.
No final Pauleta anunciou que se despedia da selecção.
Podia ter sido mais rápido nas despedidas, também não são precisas 2 semanas de salamaleques !


Este Campeonato teve alguns aspectos que como de costume ficarão para a história, como por exemplo as lindas figuras que a FIFA fez, como vem fazendo há muito tempo, e que deixam a imagem da degradação a que chegou o futebol global (há quem julgasse que era só por cá!).
Por acaso ao jantar, enquanto assistiamos ao jogo da “final do Campeonato”, já perdiamos por 2-0, foi lançada uma sugestão que despertou verdadeiramente a minha atenção.
A sugestão propunha que se enviasse o Sr. Pinto da Costa para a chefia da FIFA, ao que eu contrapus que talvez fosse preferivel ir o Sr. Adriano Pinto para a FIFA, ao passo que o Sr. Pinto da Costa poderia com vantagem ser colocado como patrão da UEFA.
Para mim, esta deve ser uma situação a merecer toda a atenção dos lobis que mandam no futebol internacional.
Reconheço que ficariam por resolver as situações dos Srs. Valentim Loureiro e Irmãos Oliveira, mas com alguma habilidade certamente que também para eles haveriam belos e merecidos lugares nalguma instância internacional de prestígio, digna de os receber.
Já viram como seria bom ?Viamo-nos livres deles e por outro lado nem a FIFA nem a UEFA agravariam o seu comportamento.
JPSetúbal

2 comentários:

Rui Bandeira disse...

Eu também acho...

Rui Bandeira disse...

Queridos Amigos, agradecido pelo V. reparo, mas acontece que a ideia que resta do texto original é tão entusiasmante que acabei por me enganar nos "copy/past" para a área do blog.
Mil perdões ! Entretanto já fiz a correcção indispensável. Abraços.